Reativação de CNPJ de Filial: procedimento e orientações

O tema “reativação de CNPJ de Filial” suscita muitas dúvidas no meio empreendedor. Sabemos que diversas causas podem levar uma empresa a ficar inativa, como por exemplo, o não cumprimento do pagamento de tributos obrigatórias nas esferas federais, estaduais e municipais, acarretando assim na suspensão do CNPJ de uma empresa.

Se você está com o CNPJ inativo e/ou suspenso e não sabe como solicitar sua reativação, tampouco quais os procedimentos necessários e busca por orientações, saiba que a ajuda de um profissional qualificado em com conhecimento no assunto é extrema relevância para que a reativação de CNPJ seja bem-sucedida.

Diante deste quadro, como obter a reativação de CNPJ? Quais etapas o empresário deve seguir? Afinal, o que é de fato, a reativação de CNPJ?

Veja a seguir, o que é e quais orientações e procedimentos são necessários para a reativação de CNPJ.

Reativação de CNPJ baixado: o que é?

Diversas situações podem levar ao pedido de baixa de uma empresa. Inatividade, falta da quitação de débitos tributários de acordo com a legislação vigente, bem como o não cumprimento das obrigações anuais, semestrais ou anuais perante os órgãos públicos, resultam na baixa de CNPJ.

É importante frisarmos que tais obrigações não se resumem somente aos impostos, por exemplo.

Para cada tipo de empresa, de acordo com sua classificação (MEI e startups, etc.), há diferentes tipos de obrigações acessórias, sendo que nenhuma empresa está isenta de prestar esclarecimentos, dados e declarações diversos, perante a fiscalização.

Saber onde sua empresa se localiza dentro deste contexto é fundamental para sanar as pendências que levaram à baixa, e posteriormente, reativar o CNPJ.

Neste sentido, podemos dizer que a reativação de um CNPJ baixado consiste na resolução das pendências jurídicas e fiscais de uma empresa. Desta forma, ela pode se situar dentro da legalidade e executar novamente seus serviços.

Qual o procedimento para reativar o CNPJ baixado?

Para a reativação de CNPJ baixado é necessário, antes de tudo, fazer o levantamento do motivo ou motivos que levaram a empresa a inaptidão ou suspensão do CNPJ. Identificado o motivo, a próxima etapa é cumprir todas as exigências, de acordo com o órgão com o qual a empresa esteja pendente.

Desta forma, os tópicos de pendências levantados na análise da situação atual da empresa, como por exemplo, pendências relacionadas com entregas de obrigações acessórias, não pagamento de alguma multa ou impostos, etc., necessitam de regularização para somente depois solicitar-se a reativação do CNPJ baixado.

Claro que todo este processo implica em questões burocráticas que em um primeiro momento podem até mesmo criar uma certa barreira ao empreendedor. Porém, todos os passos relacionados a esta questão podem ser facilmente simplificados e rapidamente solucionados, caso entre em cena a ajuda especializada de profissionais que atuam na otimização da reativação de CNPJ.

É o caso da Rede legalizar, uma empresa que conta com profissionais que são referência no setor e que se dedicam a oferecer as melhores soluções em legalização e reativação de empresas, pautada em princípios como ética, transparência e agilidade.

Quer reativar o CNPJ de sua empresa?

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

contato@redelegalizar.com.br  +55 31 3564-5102 

Quer saber mais?

Baixe seu E-book: Preparação para uma Gestão Espetacular: https://materiais.previsa.com.br/ebook-guia-do-sucesso-para-abertura-de-empresas

Imagem_book_guia_do_sucesso_na_abertura_de_empresas_placeit

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://redelegalizar.com.br/contato/

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/redelegalizar/
Instagram Previsa: https://www.instagram.com/redelegalizar/
Blog: https://redelegalizar.com.br/blog/

O que você achou desse post?
  • Poderia ter mais informações! (8)
  • Útil (3)
  • Ótimo (1)

Deixe uma resposta