Preciso ter um CNPJ para abrir loja virtual?

Preciso ter um CNPJ para abrir  loja virtual?

Uma das principais dúvidas dos lojistas de primeira viagem é: preciso de um CNPJ para abrir loja virtual? E seu utilizar o meu CPF, o que acontece quando o meu negócio crescer?

Essa questão é de suma importância e você deve, sim, buscar ajuda. Sobre isso, analise o que é melhor para o seu negócio de acordo com a sua realidade atual. Também leve em conta as projeções para o futuro. Vamos saber mais? Continue conosco!

Diferença entre CPF e CNPJ

Para início de conversa, é importante que você saiba (e que esteja na ponta da língua) a diferença entre CPF e CNPJ. Parece simples, mas, para muitos não é.

O primeiro é o Cadastro de Pessoa Física, sua emissão não é obrigatória, mas é indicado que todo cidadão tenha o seu. Por ele, você consegue abrir contas bancárias, fazer compras parceladas e declarar à Receita Federal os seus ganhos. Porém, tudo isso tendo como base uma única pessoa.

Já o CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas e tem como foco as empresas. Por ele, você, como empreendedor, emite notas fiscais, favorece parcerias, consegue negociar com mais credibilidade e, claro, também declara impostos à RF.

Mas, você precisa mesmo ter um CNPJ para abrir a sua loja virtual?

É aconselhável que o faça

No geral, ter um CNPJ diz respeito à regularização da empresa, ou seja, as que não possuem estão operando ilegalmente, mesmo as que não possuem um espaço físico, ou seja, os negócios online também precisam obter o registro.

Isso porque, a partir do CNPJ, você poderá:

  • Formalizar e prestar contas à Receita Federal;
  • Ter credibilidade com clientes e fornecedores;
  • Abrir crédito especial para empresas;
  • Emitir nota fiscal;
  • Ter mais facilidade em negociar com fornecedores;
  • Ter maior projeção de crescimento;
  • Formalizar funcionários.

Um dos principais sonhos atuais é ter um negócio próprio, sendo que o e-commerce é uma das maneiras mais viáveis para que isso se concretize. Por isso mesmo, o número de empreendedores no Brasil só cresce e, pela facilidade, muitos optam por tocar o negócio informalmente (sem CNPJ) – o que, como podemos ver, não é o ideal.

Com o CNPJ, a sua loja virtual terá mais credibilidade no mercado: tanto com fornecedores, quanto com clientes. Hoje em dia, com o acesso à internet, todos pesquisam onde comprar, se a empresa é legalizada e confiável.

Mais do que ser um número de registro, o CNPJ permite que a Receita Federal possa acompanhar o pagamento de tributos e outras obrigações da empresa de forma eficiente. Então, a partir dele, o negócio poderá fazer as declarações que são devidas, garantir a contabilidade adequada, além dentre outras obrigações.

Agora, como emitir o CNPJ?

Para registrar a sua empresa, acesse a página da Receita Federal e siga as instruções. Para isso, não há nenhum custo. Porém, isso não significa que registrar o seu negócio não acarretará despesas futuras. Por isso, indicamos que, se possível, você tenha um contador acompanhando o seu negócio, para que não haja prejuízos (aliás, estamos a disposição para ajudar você, meu caro).

Saiba que o processo é simples e pode ser feito através de um aplicativo disponibilizado pela própria Receita Federal para qualquer pessoa interessada em abrir um negócio e obter o CNPJ.

Esse aplicativo chama-se Receitanet e pode ser baixado em qualquer computador através do site oficial da Receita, que mencionamos acima. Através dele é possível realizar solicitações de cadastramento do CNPJ a partir da instalação do aplicativo, além de obter um programa que promove a geração de documentos no seu computador.

No geral, o processo é bem simples e funciona da seguinte maneira:

  • Preencha o cadastro informando todos os dados pessoais dos sócios da empresa;
  • Após isso, salve todas as informações através da opção “gravar para entrega à Receita Federal brasileira;
  • Depois é só repassar as informações que foram mencionadas para a Receita Federal pelo menu “documentos” e depois acessando a opção “transmitir via internet”;

Muito fácil, não é mesmo?

Pois bem, fazendo isso o seu cadastro será enviado diretamente para a Receita Federal com segurança e confidencialidade de todas as informações requisitadas. Então, pode ficar tranquilo que seus dados não serão expostos!

Ainda sobre a emissão do CNPJ, você precisará registrar o endereço. Para negócios pequenos é comum que os proprietários insiram a própria residência. Isso não é errado, mas, se houver a possibilidade, tenha um espaço próprio como sede da sua loja virtual.

Depois desse passo-a-passo, você receberá um recibo informando que os dados foram recebidos. A partir desse momento, será possível acompanhar o andamento do pedido do CNPJ pelo próprio site, por meio de um número de protocolo que eles fornecerão.

Outra opção para você que é microempreendedor é o MEI – Microempreendedor Individual

Para se cadastrar, é necessário que o seu negócio fature até R$ 81.000,00 ao ano e não tenha participação em nenhuma outra empresa como sócio ou titular. Além disso, você pode contratar até um funcionário que recebe um salário mínimo ou o piso da categoria.

Uma boa, não é? Veja mais vantagens:

  • Registro no CNPJ;
  • Abertura de conta bancária;
  • Pedido de empréstimo;
  • Emissão de nota fiscal.

Outra facilidade do MEI é que ele se enquadra no Simples Nacional e, por isso, é isento dos tributos federais como imposto de rende, PIS, confins, IPI e CSLL.

Nossa dica de ouro é: peça ajuda de um profissional!

O fato é que muitas vezes pensamos em economizar e tentamos dar o nosso jeito, porém esse é um assunto que adotar essa postura não funciona, pois qualquer erro no processo ou envio de documento errado pode travar essa ação por um tempo considerável.

Então, procurar um profissional é a melhor opção para evitar justamente os gastos que são desnecessários nessa jornada!

Lembrando que nós, da Rede Legalizar, estamos disponíveis para agilizar todo esse processo para ti.

Até a próxima!

Quer saber mais?

Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular

Abrir CNPJ de Forma rápida

Baixe seu E-book: Preparação para uma Gestão Espetacular: https://materiais.previsa.com.br/ebook-guia-do-sucesso-para-abertura-de-empresas

Imagem_book_guia_do_sucesso_na_abertura_de_empresas_placeit

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://redelegalizar.com.br/contato/

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/redelegalizar/
Instagram Previsa: https://www.instagram.com/redelegalizar/
Blog: https://redelegalizar.com.br/blog/

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações! (0)

Deixe uma resposta