Passos para abrir empresa de EAD em BH

Passos para abrir empresa de EAD em BH

Em um mundo completamente conectado, a decisão de abrir uma empresa que seja, basicamente, virtual pode ser um caminho sem volta para uma mina de ouro. Pensando na quantidade de pessoas que buscam, a todo momento, se especializar e manter os estudos em dia, alinhar educação ao projeto é, necessariamente, a chave para o sucesso, e isto abre um grande espaço para abrir empresa de EAD em BH.

Se identificou e conseguiu vislumbrar o seu sonho aqui?

Isso significa que você, possivelmente, está com o propósito de abrir uma instituição EAD, certo? E, pensando que você chegou aqui atraído pelo título, nos remetemos ao fato de que você não sabe por onde começar.

Vamos listar 5 passos para abrir empresas EAD em Belo Horizonte. Interessado? Então, continue conosco!

Você já fez uma pesquisa de mercado?

Se sim, você já deve saber que só entre as universidade e faculdades nacionais há mais de 1 milhão de alunos (em um total de aproximadamente 7 milhões) matriculados em cursos EAD. O Censo de Educação Superior 2014 expõe que o ritmo de crescimento no setor é de 12% ao ano. Tudo isso sem computar os segmentos de cursos e-learning preparatórios, livres, corporativos, profissionalizantes, técnicos, de extensão e os aulões. O universo em que você estará inserido é um turbilhão de informações em franco crescimento.

E para ingressar nesse midiático e tecnológico universo, o processo não é muito distinto do que o dos demais empreendimentos. Para começar, você precisa ter um espírito empreendedor – até mesmo porque, a partir de agora, você passará por grandes desafios, mas, terá acesso a resultados que valerão a pena.

PASSO 1 – Segmente!

Lembra que perguntamos se você já tinha feito uma pesquisa de mercado? Pois bem, meu caro novo empresário, essa pesquisa será muito importante aqui.

Com essa pesquisa, você poderá entender a real necessidade do mercado para o nicho em que está se inserindo. O que tornará mais fácil segmentar seu novo empreendimento.

Lembre-se que é muito importante que você tenha em uma empresa que esteja em um segmento que você goste e que se sinta confortável – uma vez que boa parte de seu tempo será dedicado ao seu negócio.

Como estamos pensando em uma nova empresa de cursos online, precisamos nos ater ao tipo de curso que você irá dispor:

  • Preparatórios para concursos
  • Preparatórios para ENEM e vestibulares
  • Graduação ou pós-graduação (Necessário autorização do MEC)
  • Reforço escolar
  • Atualização profissional e cursos de curta duração
  • Cursos livres de assuntos em geral

Esses são alguns exemplos, mas, você não precisa se limitar a eles.

PASSO 2 – Estude!

Em verdade vos dizemos: o estudo é a base do empreendedorismo.

Você pode fazer pesquisas em sites especializados no setor, para saber se está aquecido ou não. Além de pesquisar por notícias a respeito de seus principais concorrentes. Normalmente é fácil encontrar na imprensa reportagens e entrevistas com os líderes dos mais diversos setores.

Assim você consegue coletar números relevantes e avaliar melhor a oportunidade que está diante de você.

PASSO 3 – Planeje!

Tão importante quanto o estudo, se planejar é um passo que ditará o seu sucesso.

Por isso, nossa dica, aqui, é: não negligencie o seu planejamento! Agora chegou o momento de destaque, onde você deve se aprofundar ao máximo em sua ideia, estudar mais detalhes sobre a oportunidade e respondendo à pergunta de como se diferenciar no mercado?

No segmento de EAD a concorrência é grande, então é fundamental que você se preocupe em inovar a todo o momento.

Além disso, analise três pontos importantes em seu planejamento:

  • Negociar com Professores ou Especialistas: plano de remuneração ou comissão;
  • Produzir: criação de cursos;

PASSO 4 – Comece!

Sabemos que, enquanto empreendedor, sonhar é usual e o céu é o limite. Mas, para começar, comece devagar!

Atente-se para manter todos os aspectos e monitorar se o seu planejamento inicial está realmente sendo seguido. Para isso é muito relevante que você não vá com muita sede ao pote e comece pequeno, aprendendo com seus clientes e suas demandas.

Inicialmente, busque alternativas de baixo custo (ou zero) de divulgação, algumas dicas:

  • Afiliados;
  • Aulas Gratuitas (primeiras aulas de teste para seu cliente);

Além disso, comece com 1 ou 2 cursos, produzidos por você mesmo, para testar o mercado.

Essa é uma etapa que muitas pessoas encontram problemas em como abrir uma empresa. Cada curso tem uma dinâmica e uma sistemática diferente. Neste caso, você também precisa avaliar qual a plataforma EAD ideal para hospedar o seu negócio.

Por exemplo, a plataforma EAD te dá a possibilidade de personalização visual dos seus cursos? Você conseguirá trabalhar com videoaulas? Será possível fazer a gestão financeira? Terá uma página de e-commerce? Tudo isso deve ser levado em consideração.

PASSO 5 – Construa seu produto!

Chegou o momento de desenvolver o que será seu produto de venda por um bom tempo. Neste momento pode ser que você precise de ajuda de mais pessoas ou talvez consiga desenvolvê-lo sozinho. Isso varia de negócio para negócio. O importante é que você consiga criar um produto ou serviço que seus clientes realmente desejam e que estão dispostos a pagar por ele.

No segmento de EAD, acreditamos que esse pode ser um ponto que revela um grande desafio: a produção de conteúdo.

Produzir conteúdo de sucesso em cursos online depende muito, também, da etapa de planejamento. É importante saber para quem você vai desenvolver o conteúdo e os formatos possíveis para melhor atendê-lo.

Neste sentido, é extremamente necessário se preparar bem para esta etapa. Estruture suas aulas em tópicos para facilitar o aprendizado e ofereça possibilidades distintas para melhor absorção de conhecimento.

Tudo certo? Agora, precisamos conversar sobre a burocracia… Mas, isso é papo para outro momento!

Que tal clicar aqui para saber um pouco mais?

Até a próxima!

Quer saber mais?

Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular

Abrir CNPJ de Forma rápida

Baixe seu E-book: Preparação para uma Gestão Espetacular: https://materiais.previsa.com.br/ebook-guia-do-sucesso-para-abertura-de-empresas

Imagem_book_guia_do_sucesso_na_abertura_de_empresas_placeit

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://redelegalizar.com.br/contato/

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/redelegalizar/
Instagram Previsa: https://www.instagram.com/redelegalizar/
Blog: https://redelegalizar.com.br/blog/

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações! (0)

Deixe uma resposta