O que o empresário precisa para ter sucesso: lições de empreendedorismo

O que o empresário precisa para ter sucesso: lições de empreendedorismo

Como primeiro ponto, o que precisamos dizer para ti é: não é fácil! E isso não é um ponto que tem como foco te desanimar, mas, sim, te deixar atento à realidade. O que o empresário precisa para ter sucesso? Empreender é um trajeto com muitos percalços, e nós sempre precisamos ter em mente que, apesar de ser muito complicado, vale MUITO a pena.

Dito isso, vamos ao ponto que realmente te trouxe até aqui: apesar de não ser fácil, é possível ter sucesso?

Diversos empresários estão aí, no mercado, prontos para te dizer que sim. Grandes e pequenas empresas mostram que ter sucesso é algo que está ao seu alcance.

Sua pergunta, agora, deve ser: “como?”

Você, a partir de agora, é um empreendedor

É importante saber que essa simples palavra (“empreendedor”) é utilizada para designar o indivíduo que dá origem a uma organização, realiza inovações em seu setor e obtém lucros com a mesma – LUCROS, olha que coisa maravilhosa!

Sua função é identificar as oportunidades e os recursos e transformá-los em negócios que gerem lucro. O empreendedorismo é o principal elemento do desenvolvimento social e econômico de um país.

Você, enquanto empreendedor, possui um olhar novo sobre o mundo e sua evolução, e isto é um dos diferenciais que o empresário precisa para ter sucesso. Por isso, você traça metas, conhece o processo administrativo e desenvolve habilidades únicas. Seu foco está no aprendizado dos pilares da educação e, com isso, pode tomar decisões que seus concorrentes não pensariam em tomar.

Lembrando que a concorrência faz parte de sua vida (acostume-se) e ela é essencial nesse caminho rumo ao sucesso. O empreendedor de sucesso se diferencia dos demais concorrentes, pois ele possui qualidades que ajudam na sua vitória em relação aos seus adversários.

Isso significa que o sucesso não abrange fracassos?

Muito antes pelo contrário! Todos os empreendedores de sucesso já tiveram algum fracasso significativo em sua carreira, porém, eles tiraram proveito desses fracassos, persistiram e correram atrás de oportunidades, e isto também é um fator que o empresário precisa para ter sucesso: experiência. Por isso já começamos nossa conversa com a ideia do “não é fácil”. Mas, não entre em pânico! É completamente passível de se realizar.

Você, agora, deve ter as seguintes características que vão determinar o seu sucesso:

1 – Coragem

Isso porque empreender é um ato de coragem. Arriscar-se faz parte do empreendedorismo. Começar do zero é uma habilidade de grande importância. Seu papel é gerar soluções para conseguir capital improvisando. Se arriscar. Com informações em mãos, calcular o risco e tomar as decisões certas.

2 – Persistência

A primeira falha ou pedra no caminho não deve ser um motivo para parar! As dificuldades irão surgir. Muitos empreendedores iniciaram sozinhos o seu empreendimento – você não é um caso a parte. Seu papel é transformar o fracasso em sucesso. Situações difíceis não devem ser encaradas como o fim, mas como uma nova oportunidade. Pois é, meu caro, você acabou de se tornar um ser deveras otimista.

3 – Capacidade (e organização) de se planejar

Estabelecer metas será seu novo lema – e alcança-las também, viu?! Você deve ter um objetivo e estabelecer metas para chegar nele. Uma das grandes habilidades do empreendedor é a capacidade de ter uma ideia e colocá-la em prática, através de ações e planos. Para tanto, é essencial estar sempre focado e organizado.

4 – Liderança

“O olho do dono engorda o gado” – provavelmente você já ouviu (ou leu) isso uma vez na sua vida. É importante carregar a base desse ditado no seu coração empresário agora. Mas, lembre-se: você será um líder. O empreendedor de sucesso tem a capacidade de se automotivar e de estimular a energia de todos os membros do seu projeto – e isso o torna um líder exemplar.

Você deve ser um ótimo ouvinte e deixar sua equipe comprometida. Saber delegar tarefas, combinar e organizar processos são características de um bom líder. Nem tudo estará em suas mãos… Nem tudo será sua competência… Mas, você saberá como delegar as funções sem sobrecarregar os demais.

5 – Eficiência

Lembra da “visão além do alcance”? Chegou a sua vez de adquiri-la. A visão empreendedora consegue enxergar além do que outras organizações enxergam. Dessa forma, você será capaz de criar caminhos novos, aproveitando de todos os recursos que possui. Você deve saber como direcionar seus esforços para conquistar e cativar de forma inteligente o seu cliente.

6 – Opinião

Ficar sobre o muro não é mais uma opção. Isso porque empreendedores vivem em constante busca por oportunidades novas e únicas de negócio, ou seja, você deverá tomar decisões que vão de encontro com a vida de seu novo empreendimento. Muitos negócios só deram certo porque seus criadores eram teimosos. Eles contrariam a tudo e a todos, porém sabem escutar. Assim será você.

7 – Confiança

Essa parte pode ser veiculada com a característica de cima. Mas, se pensarmos bem, todas as características são um compêndio que anda junto. Confie! Grandes empreendedores confiam nas suas atitudes e instintos. Isso faz com seus subordinados tenham entusiasmo para seguir em frente. Eles admitem que erraram e pedem desculpas. Além disso, não têm medo de pedir ajuda. Mesmo falhando, você não deve ter receio de tentar novamente.

8 – Paixão

Isso, inclusive, foi o que te motivou a abrir o seu negócio: paixão (por um nicho, por um serviço, por um sonho). Empreendedores como você têm paixão pelo trabalho que realizam, e por isso o fazem. E isso os inspira a trabalhar várias horas para cumprir sua meta. Eles estão dispostos a realizar uma grande quantidade de trabalho sem reclamar, somente pelo prazer de trabalhar. Isso faz com que eles se sintam confortáveis e seguros.

9 – Encontrar rápidas soluções

Bombas estourarão em suas mãos, meu caro. É verdade! Nós dissemos que não era fácil. Mas, você, enquanto empresário, consegue pensar rápido em como contornar uma adversidade. Isso é normal entre os empreendedores de sucesso, que é o seu caso. Empreendedores aprendem com grande facilidade. Eles tomam decisões e assimilam dados em uma velocidade assustadora. Uma vez entendido o problema, resolvê-lo para eles é fantástico.

Empreendedores vivem para solucionar problemas e se divertem em trabalhar até chegar a solução correta.

E aí? Já se sente poderoso e inebriado pelo sucesso?

Compartilhe com seu amigo, também empresário, para que ele já vá treinando essas características também!

Até a próxima!

Quer saber mais?

Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular

Abrir CNPJ de Forma rápida

Baixe seu E-book: Preparação para uma Gestão Espetacular: https://materiais.previsa.com.br/ebook-guia-do-sucesso-para-abertura-de-empresas

Imagem_book_guia_do_sucesso_na_abertura_de_empresas_placeit

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://redelegalizar.com.br/contato/

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/redelegalizar/
Instagram Previsa: https://www.instagram.com/redelegalizar/
Blog: https://redelegalizar.com.br/blog/

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações! (0)

Deixe uma resposta