O que é proposta de valor, como utilizar e para que serve

Hoje, queremos começar nossa conversa com algumas perguntas. Preparado? O que determina se um consumidor vai optar por sua marca dentre tantas no mercado? O que é proposta de valor, como utilizar e para que serve?

Sabe responder para a gente?

Quando um consumidor se depara com uma solução oferecida pela sua empresa ou por alguma comunicação criada pensando na divulgação dela, é a proposta de valor que reforça que, essa opção e não nenhuma outra, é a melhor para resolver o que o consumidor procura.

A proposta de valor deve ser clara, forte e focada no consumidor. É assim que o marketing do seu negócio irá se destacar em relação à concorrência, principalmente se a sua marca está iniciando e ainda é pouco conhecida.

Sim, meu caro. A resposta para nossa pergunta é a PROPOSTA DE VALOR.

E se você quer saber mais sobre o que é uma proposta de valor, qual a importância desse elemento estratégico e como definir a proposta que garanta um bom posicionamento para a sua marca, continue conosco por aqui!

O que é proposta de valor? 

Uma proposta de valor é uma promessa a ser entregue.

De forma clara e sintética é o que a sua empresa tem a oferecer para o seu cliente. É a principal razão pela qual esse cliente deve comprar com você.

Entendeu?

Uma boa proposta de valor deve ser uma afirmação clara que ofereça relevância, benefício e diferenciação. Assim, sua marca garante um posicionamento forte no mercado e gera engajamento com o público que quer atingir.

E por que isso é mesmo importante?

É a partir da proposta de valor construída e apresentada que o consumidor decide se vai ou não fechar uma compra ou negociação.

Se, ao entrar em contato com algum material, site, ou equipe de vendas da empresa, ele não obtiver claramente quais são os benefícios e os diferenciais do seu produto ou serviço, a venda estará perdida.

Portanto, definir a proposta de valor da sua empresa e utilizá-la na sua comunicação é essencial para mostrar ao consumidor o que você tem a oferecer. Ao utilizar essa estratégia, você economiza tempo e recursos.

Ou seja… Só benefícios.

O que é fundamental em uma proposta de valor? 

Para a construção da sua proposta de valor, você deve pensar em componentes fundamentais.

Assim, você conquistará uma afirmação com base sólida e capaz de engajar o seu público.

Então, pense nos seguintes pontos:

  • Sua proposta deve ser fácil de compreender: um dos pontos mais importantes de uma boa proposta de valor é que ela precisa ser facilmente compreendida por quem a lê. Se a sua entrega não está clara e se o leitor precisa se esforçar para entendê-la, a sua proposta de valor não está bem construída;
  • Deve usar a linguagem correta: como já comentamos, a proposta de valor deve ter como foco o consumidor. Logo, para atingir esse público, ela deve empregar a linguagem certa para este propósito. Para construir a linguagem correta você pode fazer uso de entrevistas com clientes e investir em um bom copywriting;
  • Deve ter transparência: a proposta deve refletir o que a sua empresa ou o seu produto realmente entrega. Com sinceridade e transparência você ganhará a atenção e a confiança do consumidor, que sabe exatamente o que esperar depois que se tornar um cliente;
  • Deve ser direcionada: além de apresentar a solução e os benefícios de forma clara, aproximando a marca do consumidor através da linguagem adequada e da confiabilidade na marca, você também deve direcionar o leitor para uma ação ou deixar claro o que ele irá encontrar ao entrar em contato com a empresa.

Construindo uma proposta de valor

A proposta de valor da sua marca deve apresentar a resposta para perguntas fundamentais como:

  • Qual produto ou solução a sua empresa oferece?
  • Qual é o benefício final obtido com a compra ou contratação?
  • Qual é o tipo de consumidor que se beneficia ao fechar um negócio com a sua empresa?
  • O que faz da sua oferta única e diferente do que seus concorrentes oferecem?

Tendo respondido essas questões, pense em um documento com a seguinte estrutura:

Título

O título da sua proposta de valor deve ser uma frase curta, que prenda a atenção e que apresente o benefício final oferecido pela solução da sua empresa. Você pode também mencionar aqui o próprio produto e/ou consumidor.

Subtítulo

O subtítulo ou o bloco de texto que segue depois do título não deve ser muito extenso. Utilize de uma a três frases para explicar o que sua empresa oferece, para quem e como a solução pode ser útil ao resolver um problema específico.

Bullet points

Explore também bullet points (itens em listas) para tornar a proposta de valor mais visual, objetiva e listar os principais benefícios ou funcionalidades do seu produto ou serviço.

Imagens

Imagens transmitem a informação de forma mais rápida do que textos. Por isso, utilize fotos do seu produto, imagens de pessoas que representem o seu consumidor ou figuras que reforcem a mensagem que você pretende passar com a proposta de valor da sua marca.

Não se esqueça que você precisa criar ou melhorar uma proposta de valor para sua marca e ela deve comunicar claramente o que sua empresa oferece e porque ela é a melhor solução para o seu cliente. Foque nas dicas apresentadas aqui neste conteúdo, explore o tipo de estrutura que funciona e faça testes até acertar.

Mostre para os consumidores porque eles devem comprar com você!

Curtiu? Então, até a próxima!

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