O caminho para abrir empresa em BH

O caminho para abrir empresa em BH

Primeiramente, temos muitas dicas aqui de como você pode se organizar para abrir empresa em BH – esse é um guia bem prático que você precisa saber para abrir a sua empresa. Mas, antes que você corra para lá, agora, separamos 5 passos essenciais que você precisa tomar para abrir sua empresa por aqui, na nossa terrinha.

Belo Horizonte é a segunda cidade mais rápida para abertura de uma empresa

O que já é uma vantagem para nós, já que você optou em abrir seu novo legado por aqui. Além disso, trata-se da quarta cidade mais rica do Brasil e abriga uma população estimada em mais de 2,5 milhões de pessoas (o que torna nossa cartela de clientes, possivelmente, bem vasta. Não é mesmo?!).

BH é um dos centros financeiros do nosso país e já carrega em suas costas a característica de sua predominância no setor terciário da economia e é considerada um dos sete municípios brasileiros com melhor infraestrutura.

Uma boa ficha técnica para o local escolhido, certo?

Abrir uma empresa, por aqui ou em qualquer outro local DO MUNDO, requer certo investimento em tempo e estudo, mas acima de tudo, capacidade gerencial e monitoramento constante do negócio – esses são pontos essenciais que você precisa dominar.

Para auxiliar no processo, separamos um passo a passo. Vamos lá!

Planejamento

Esse pode ser o passo que poderá ditar o seu sucesso. Muitas vezes, o empreendedor se precipita pensando em abrir uma empresa, conseguir um CNPJ, tirar as licenças, e acaba esquecendo dessa etapa.

Você sabia que, de acordo com o IBGE, seis a cada dez empresas não sobrevivem aos primeiros cinco anos de atividade? Pois bem, empreendedor, para não entrar nessa estatística, precisamos nos planejar. Esse é o ponto de partida para determinar o público alvo do seu negócio, estudar a concorrência, o mercado etc.

Esse planejamento mostrará como você vai trabalhar a estrutura de sua nova empresa, a forma como atenderá seus futuros clientes, a forma de distribuição de seu produto (ou serviço) etc. Ou seja, tudo começa em um bom planejamento.

Escolha da Atividade

Na verdade, não se trata exatamente de uma escolha, mas, sim, de uma forma de “identificação”. Nesse ponto, você precisará identificar qual o segmento de sua nova atividade.

Para tanto, é importante saber que existem três distinções:

  • Prestação de Serviços: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
  • Industria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
  • Comércio atacadista: direcionado para lojistas e Comercio Varejista, direcionado ao consumidor final.

Sabendo que sua escolha de abrir um negócio já está com um planejamento do que será ofertado ao seu novo cliente, basta saber onde essa atividade se encaixa e se jogar.

Definição da natureza jurídica

Assim como no item anterior, aqui, você precisará fazer uma nova identificação para sua empresa. Porém, agora, será sobre seu tipo de natureza jurídica.

Este, representa o regime jurídico no qual ela se enquadra, isso é, a relação da pessoa jurídica pública ou privada com a fiscalização no determinado empreendimento, junto aos dados cadastrados na administração pública.

Existem diversas espécies de natureza jurídica, mas às entidades empresariais, são atribuídas:

  • Empresário Individual, ou MEI: Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada: É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples, ou SS: Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comercio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima: Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim divide em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI: Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente.

Separação dos documentos

Os documentos necessários para dar início ao processo de abrir empresa em Belo Horizonte são simples.

Para os sócios: 1 cópia simples do comprovante de residência de cada um, 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada, e 1 cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Para a empresa: 2 cópias simples do IPTU do Imóvel, e 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Viu? Fácil, fácil.

Envio de documentos aos órgãos necessários

Esse é o último passo. Se você já possui toda a documentação necessária, então, já deve encaminhá-la para a Receita Federal e a Junta Comercial. Feito isso, o processo de abertura é oficialmente iniciado. A aprovação leva de 3 a 5 dias úteis após o envio, significando que você já terá o número do CNPJ. Porém, para emitir notas, é necessário estar cadastrado também na Prefeitura. No total, a média para completar esse processo é de 7 a 10 dias.

Porém, como estamos analisando a abertura de sua empresa aqui em Belo Horizonte, há um tópico importante: em BH, é necessário realizar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização. Essa análise é feita pela Prefeitura para determinar se a empresa pode ou não utilizar determinado imóvel para determinado comércio.

E aí? Pronto para abrir o seu sonho?

Caso precise de uma ajuda, estamos a postos. Entre em contato!

Quer saber mais?

Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular

Abrir CNPJ de Forma rápida

Baixe seu E-book: Preparação para uma Gestão Espetacular: https://materiais.previsa.com.br/ebook-guia-do-sucesso-para-abertura-de-empresas

Imagem_book_guia_do_sucesso_na_abertura_de_empresas_placeit

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://redelegalizar.com.br/contato/

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/redelegalizar/
Instagram Previsa: https://www.instagram.com/redelegalizar/
Blog: https://redelegalizar.com.br/blog/

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações! (0)

Deixe uma resposta