EMPREENDEDORISMO: Como o Canvas pode te ajudar a criar uma empresa

EMPREENDEDORISMO: Como o Canvas pode ajudar a criar uma empresa

Canvas pode ajudar na criação da sua empresa. Cada vez mais comum nas paredes das startups o Business Model Canvas, já ouviu falar? Pois é, nossa conversa de hoje está repleta de perguntas, mas, é apenas para instigar sua imaginação e fazer com que você analise as coisas sob a nossa ótica também – e o Business Model Canvas mostra muito sobre a nossa ótica.

Trata-se de algo muito simples: uma ferramenta prática para resumir as estratégias de negócio e identificar oportunidades. Sua divisão é feita em blocos (9, para ser mais exato):

  • Segmentos de Clientes (nicho de clientes),
  • Proposta de Valor (quais são os benefícios que seus produtos – ou serviços – entregam para os seus clientes),
  • Canais (caminhos pelos quais a empresa comunica e entrega valor para o cliente),
  • Relacionamento com Clientes (estratégias que evitam que seus clientes corram para o concorrente),
  • Fontes de receita (maneira como o cliente pagará pelos benefícios recebidos),
  • Recursos-chave (limitado a descrever o que realmente importa dentro dos ativos de sua empresa),
  • Atividades-chave (atividades mais importantes que a empresa deve fazer de forma constante para que o negócio funcione corretamente),
  • Parceiros-chave (terceirizações ou fornecedores),
  • Estrutura de Custos (todos os principais custos que têm peso no financeiro e são derivados da operacionalização do negócio).

Tais blocos ficam organizados e estruturados em uma tela

De forma bem visual e extremamente objetiva – o que proporciona uma visão geral de todos os aspectos envolvidos na oferta de um produto ou serviço.

Utilizando o Canvas, empreendedores como você, envolvidos na criação de seus negócios, passam a desenvolver modelos inovadores que possuem a garantia de que suas empresas criem vantagens competitivas desde o início de suas operações. Pense em uma decoração inteligente e que pode proporcionar organização e crescimento para sua empresa! É mais ou menos por aí.

À primeira vista, o Business Model Canvas parece um simples diagrama. A facilidade de análise que ele traz só passa a ser realmente compreendida à medida que começarmos a visualizar exemplos e a utilizá-lo em nosso dia-a-dia.

Canvas pode ajudar, quer ver um exemplo?

A ideia é inovadora e simples – além disso, foi desenvolvida em conjunto com mais de 200 consultores de todo o mundo. Sim, o processo de criação do Canvas em si foi colaborativo!

Um Business Model Canvas permite que todo o negócio seja visualizado em uma única página (ou slide).

Isso significa que não é mais necessário percorrer um documento cheio de texto e alguns números, passando página por página para compreender as diferentes estratégias definidas.

Gostou da proposta? Ótimo!

Então, que tal aprender a forma de montar o seu (preencher mesmo)?

Para montar um Canvas é preciso seguir o passo a passo de desenvolvimento dos 9 blocos de construção do Business Model Canvas descritos acima seguindo uma ordem:

  1. Segmento de Clientes
  2. Proposta de Valor
  3. Canais
  4. Relacionamento
  5. Fontes de Receita
  6. Recursos Chave
  7. Atividades Chave
  8. Parcerias Chave
  9. Estrutura de Custo

Mas, nada disso fica pronto apenas com a sua visão. É de suma importância, além de seguir a ordem acima, reunir os profissionais envolvidos da sua equipe (uma espécie de brainstorming). Todos estarão envolvidos nos novos negócios e na busca de oportunidades de inovação.

É importante conhecer métodos que podem melhorar a vida da sua empresa

Mas, conhecer não é a única ação relevante. É importante, também, saber como tirar o máximo de proveito da ferramenta.

Por isso, separamos algumas dicas básicas para você:

1- Use sempre blocos adesivos (tipo post-it) que permitem que as ideias sejam adicionadas, movidas e descartadas (apenas lembre-se de trabalhar com adesivos de qualidade, para que um deles não caia e se “perca na multidão”);

2- O Canvas é uma ferramenta visual, portanto, sempre que possível, use cores e desenhos para construir uma narrativa que ajude a compreender rapidamente o seu modelo de negócios. Isso vale mesmo se o seu negócio é mais “formal”. Lembre-se que a criatividade pode auxiliar (e muito) na rotina de sua empresa;

3- Use técnicas de brainstorm para gerar o máximo de alternativas possíveis para seu negócio e depois analise criticamente o modelo criado para refiná-lo e torná-lo enxuto o suficiente para implementá-lo;

4- Busque, em cada um dos nove blocos que formam o Canvas, possibilidades de criar um modelo inovador e que lhe garanta vantagens competitivas. Não tenha medo de mudar a forma de utilização. O ideal é sempre garantir que está utilizando o máximo da ferramenta;

5- Tenha em mente que tudo não passa de uma série de hipóteses, então, não tenha medo de acrescentar (ou alterar) ideias ao quadro.

A tarefa é fácil e pode ser até divertida

Mas, é importante lembrar que a montagem do Canvas é só o primeiro passo para criar o modelo de negócio da sua empresa.

Depois de colocar as hipóteses, elas precisam ser validadas, e, então, será o momento de sair do escritório e ir conhecer ao máximo o seu público-alvo.

O Business Model Canvas pode ajudar, e isto é perceptível, por ser uma ferramenta que rapidamente conquistou o mundo empresarial pela sua simplicidade e praticidade. O que acaba por tornar outras formas de organização um tanto quanto obsoletas no mercado. Qualquer um consegue rapidamente compreendê-lo e utilizá-lo na prototipação de suas idéias, projetos e/ou negócios. E aí? Que tal aderir à ideia?

Depois, conte para a gente como foi!

Até a próxima!

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