Como montar um consultório odontológico em Belo Horizonte

Você, dentista, já deve ter notado que sua carreira passa por diversas etapas e, para cada uma delas, você precisa de uma ação e postura distinta. Certo? Como montar um consultório odontológico em Belo Horizonte logo vai chegar a ser uma questão em sua carreira.

Estágios na graduação e trabalho em clínicas ou plantões são exemplos dos passos iniciais costumeiros dessa jornada.

Agora, quando você abre um negócio próprio, no entanto, se torna mais do que apenas um profissional liberal. Para esse empreendimento, serão necessárias habilidades de gestão e estratégias financeiras.

Mas, calma! Nossa pergunta para iniciar nosso bate papo de hoje é: você já se perguntou como montar um consultório odontológico?

4 passos fundamentais para iniciar esse empreendimento

Embora a estratégia possa mudar conforme a sua situação, certamente o planejamento passará por todas essas etapas.

Abordaremos desde a análise do cenário onde você irá investir até informações sobre a legislação e estratégias de marketing. Ou seja, continue com a gente!

PASSO 1 – Pense

A primeira etapa de como montar um consultório odontológico próprio é se perguntar quais são seus objetivos a longo prazo: como você se imagina daqui a 5 anos? E daqui a 10?

Essas são perguntas que frequentemente os profissionais se fazem durante toda a vida, e, não raramente, se ver administrando uma clínica odontológica é o objetivo da carreira.

Dependendo das ambições pessoais de cada um, serão necessários níveis diferentes de investimento. Estes podem ser de recursos financeiros, de tempo ou empenho acadêmico.

Caso você pretenda expandir fortemente o seu negócio, por exemplo, o investimento inicial certamente será maior. Se você sonha em fazer outra especialização, esse é o momento ideal.

PASSO 2  – Analise o mercado com objetividade

Saber como montar um consultório odontológico é mais do que apenas fazer aquilo que ama.

Nesse momento, é necessária uma mudança de paradigma nos conceitos do profissional: como um administrador, você deve focar no que vai te trazer maiores retornos financeiros. Por isso, inevitavelmente, você deverá abdicar de algumas preferências pessoais em prol de se adequar às necessidades do cliente.

Um exemplo é o de profissionais que atuam em especialidades saturadas no mercado. Embora eles possam realizar as atividades que preferem como contratados, ao montar um consultório próprio, pode haver certa frustração.

Afinal, eles deverão manter um alto nível de atratividade para conseguir vencer a concorrência do mercado.

Confira algumas das perguntas que você deve se fazer para realizar uma análise de mercado eficaz:

  • quantas clínicas semelhantes já estão funcionando no bairro que escolhi?
  • qual o lucro médio desses negócios?
  • como meus futuros concorrentes realizam suas estratégias de marketing e divulgação?
  • qual a qualidade dos serviços com os quais irei competir?
  • qual característica fará minha clínica ser diferente das demais?
  • em quais áreas há maior carência de serviços e soluções?

Ter em mente essas perguntas direciona o profissional no caminho que ele deve seguir para vencer a concorrência. Sem elas, o investimento é mais arriscado e perigoso: o dentista pode investir, por exemplo, em uma área que já está cheia de clínicas odontológicas que realizam o mesmo serviço, ou então, optar por uma área onde já há um investimento maciço em marketing e divulgação.

Nesses casos, ele terá que despender um valor muito maior para se destacar.

PASSO 3 – Faça o seu plano de negócios

Estabelecer um plano de negócios eficaz e realista é útil para que você verifique seu desempenho durante o caminho. Assim, você descobrirá se suas estratégias de atendimento e marketing, por exemplo, estão sendo satisfatórias. Para isso, é necessário que você eleja parâmetros objetivos e fáceis de medir, que refletiram confiavelmente a situação do seu negócio. O nome que damos a essas métricas, na administração, é KPI (Key Performance Indicator).

Em um consultório odontológico, KPI são, por exemplo, número de pacientes atendidos por dia. Você pode estabelecer o preço médio do atendimento, considerando retornos, primeiras consultas e procedimentos.

PASSO 4 – Preste atenção às exigências legais

Para esse tópico, o importante é não deixar nada para trás: confira cada aspecto da legislação que regula a abertura de consultórios de odontologia. Qualquer tópico negligenciado pode se converter, no futuro, em multas ou punições legais. Em casos extremos, sua clínica pode ser fechada por não cumprimento à legislação.

Como a odontologia necessita diretamente de normas sanitárias e de higiene, o principal órgão regulador é a vigilância sanitária. A lei RDC/Anvisa nº 50, de 2002, tem como objetivo manter o padrão de qualidade e segurança dos serviços prestados.

Além dela, estados e municípios também podem contar com legislações próprias de regulação. Uma dica é solicitar uma avaliação da vigilância sanitária antes mesmo do início das obras. Isso evita reparos futuros e ajuda, desde o início, a ajustar as arestas do planejamento.

Se você lidará com procedimentos, precisará conferir as disposições da RDC/Anvisa nº 306, de 2004. Ela regulamenta a coleta de resíduos e preza pela segurança e higiene dos profissionais, coletores e pacientes. Além disso, caso você conte com serviços radiológicos, deverá também verificar a Portaria SVS/MS nº 453, de 1998. Atentando-se para essas normas, certamente você estará no caminho certo para adequar sua clínica à legislação.

Além disso, você também deve se planejar para cumprir a tributação exigida para dentistas. Vale a pena investir algum tempo, antes do investimento, e entender as nuances da declaração do imposto de renda e os impostos municipais. Com isso, você já insere esses valores no seu orçamento anual e evita surpresas desagradáveis no seu fluxo de caixa.

Ok?! Aqui você pode parar um pouco… Respirar fundo… Pegar seu telefone e já entrar em contato com um contador. Ele será essencial para guiar seus passos de agora em diante.

Ainda não tem um? Entre em contato!

Caso ainda tenha dúvidas sobre como montar um consultório odontológico em Belo Horizonte, entre em contato!

Se precisar de dicas e ajuda para tirar seu sonho do papel, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a te auxiliar.

Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular

Abrir CNPJ de Forma rápida

Baixe seu E-book: Preparação para uma Gestão Espetacular: https://materiais.previsa.com.br/ebook-guia-do-sucesso-para-abertura-de-empresas

Imagem_book_guia_do_sucesso_na_abertura_de_empresas_placeit

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://redelegalizar.com.br/contato/

Solicite um orçamento

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/redelegalizar/
Instagram Previsa: https://www.instagram.com/redelegalizar/
Blog: https://redelegalizar.com.br/blog/

 

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações! (0)

Deixe uma resposta