Entenda como escolher uma contabilidade em Belo Horizonte

Entenda como escolher uma contabilidade em Belo Horizonte

Fazendo uma rápida pesquisa, identificamos que duas ações levam as pessoas a fazerem, gradativamente, mais e mais pesquisas em sites de busca relacionados a legalização e a contabilidade em Belo Horizonte:

1 – Como abrir uma empresa?

2 – Como escolher um novo contador?

Pensando, principalmente, na segunda pergunta, notamos que muitos empreendedores encontram respostas, mas, ainda assim, não se sentem 100% seguros (primordialmente por não saber se o serviço selecionado é realmente de qualidade).

Sabemos a relevância de um contador para uma empresa

Por isso, escolher uma empresa de Contabilidade confiável é, no mínimo, pré-requisito para que o empresário esteja feliz pelo mundo dos negócios.

Por isso, neste artigo, decidimos compartilhar um passo a passo para quem escolher uma boa contabilidade por aqui, em BH. Confira!

O ideal é fazer uma boa pesquisa de contabilidade em Belo Horizonte

Buscando também referências e avaliar os preços e serviços oferecidos. Abaixo compartilhamos alguns passos essenciais para que você, empreendedor, consiga escolher um bom escritório de contabilidade. Vamos lá?

Passo 1 – Analise o atendimento

Com toda a tecnologia que temos disponível atualmente, as respostas devem ser cada dia mais rápidas e precisas. Por isso, o escritório que você escolher deve estar pronto para atendê-lo a qualquer momento.

A recomendação é que você avalie todos os canais de comunicação do escritório como e-mail, site, redes sociais e telefones. A velocidade, disponibilidade, cordialidade e atendimento devem ser fatores significativos antes de fechar negócio.

Dizem que a escolha de um contador para uma empresa é como escolher um médico para sua família. Ou seja, é necessário estabelecer um laço de confiança de longa duração. Por isso, é essencial que seu escritório também ofereça uma boa relação com os profissionais.

Passo 2 – Verifique a infraestrutura

É importante analisar se o escritório de contabilidade está oferecendo a infraestrutura necessária para atender a sua demanda. Isso diz respeito tanto a tecnologia do escritório, quanto a quantidade de funcionários que eles podem oferecer.

Existem desde escritórios com apenas um contabilista responsável até gigantescas firmas com dezenas de empregados. Você pode avaliar a organização do espaço, o clima organizacional, a relação dos funcionários. Assim, é possível entender qual a melhor opção para sua empresa.

Passo 3 – Questione a competência técnica

É fundamental ser atendido por profissionais capacitados e experientes, que se mantenham frequentemente atualizados principalmente a respeito das legislações tributárias e trabalhistas. Além disso, é essencial que essa competência esteja ligada a capacidade de resolução de problemas e definição de conceitos (e como aplicá-los).

O cliente não precisa ser especializado em assuntos tributários e trabalhistas, mas o contador sim. Além disso, ele deve simplificar os conceitos e os termos para melhor compreensão do cliente.

Para ter certeza da competência técnica de um escritório, você pode entrar em contato com o profissional e ter uma conversa sobre as principais dificuldades do empreendimento. A partir disso, peça também atualizações periódicas e matérias sobre seu segmento, medindo a profundidade de conhecimento desse profissional.

Passo 4 – Verifique a relação custo x benefício

Assim que você identificar quais são as reais necessidades de sua empresa, busque por um profissional contábil que seja especializado no seu ramo. Em seguida, peça um orçamento e avalie a qualidade das atividades executadas na proporção do preço pelo qual o serviço é cobrado.

É importante ressaltar que os profissionais com maior competência e conhecimentos específicos podem cobrar mais por seus serviços, mesmo que tenham uma estrutura menor. Isso porque a segmentação e especialização em nichos faz com que o escritório apresente soluções eficazes para determinados problemas.

Da mesma forma que uma empresa pode cobrar mais barato por um produto, como é o caso dos escritórios de contabilidade que prestam serviços básicos, como pagamento de impostos em dia etc.

Passo 5 – Veja se a localização é adequada

Dessa forma, é possível economizar tempo e manter uma boa frequência de reuniões, que se aconselha que seja no mínimo mensal. Não só pelo deslocamento, é importante ter um escritório de contabilidade na mesma cidade também pelo fato de que a legislação contábil e as obrigações tributárias podem ser diferentes de uma cidade para outra.

Em alguns casos, as empresas encontram complicações com o IPTU e o ISS, além dos impostos municipais. Se o escritório estiver em outro município, isso se torna ainda mais difícil.

A não ser  que seja uma contabilidade com atendimento nacional, neste caso não terá problemas. Inclusive as reuniões podem ser realizadas por videoconferência e o envio de documentos por meio digital. Hoje, distância não é problemas para grandes contabilidades.

Passo 6 – Tenha em mente o que uma contabilidade em Belo Horizonte pode fazer pelo seu negócio

O escritório de contabilidade será um grande aliado da sua empresa. Ele terá a missão de fazer com que a vida financeira do negócio prospere. Para isso, uma série de serviços serão realizados. Por exemplo: você pode ter auxílio no processo de abertura de sua empresa (caso ainda esteja nesse ponto), auxílio no controle do fluxo de caixa, no planejamento tributário (tão relevante para o crescimento de sua empresa), na escrituração de documentos e livros fiscais etc.

Esse profissional tão abençoado estará presente em boa parte da tomada de decisões de sua empresa. Por isso, é essencial que você faça tudo com muita cautela e foco.

Lembre-se que o profissional contábil que você escolher pode atuar em empresas ou escritórios de contabilidade, como também pode ser um analista contábil, auditor e pode até mesmo fazer perícia contábil. O importante é que ele esteja apto para desempenhar a função de te acompanhar rumo ao sucesso.

Esperamos ter ajudado!

Até a próxima!

Quer saber mais?

O que o empresário precisa para ter sucesso: lições de empreendedorismo

Abrir CNPJ de Forma rápida

Baixe seu E-book: Preparação para uma Gestão Espetacular: https://materiais.previsa.com.br/ebook-guia-do-sucesso-para-abertura-de-empresas

Imagem_book_guia_do_sucesso_na_abertura_de_empresas_placeit

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://redelegalizar.com.br/contato/

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/redelegalizar/
Instagram Previsa: https://www.instagram.com/redelegalizar/
Blog: https://redelegalizar.com.br/blog/

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações! (0)

Deixe uma resposta