Como abrir empresa em Vila Velha / ES

Você veio até esse artigo pois decidiu abrir empresa em Vila Velha/ES, certo? Ótimo! Ficamos felizes em ajudar com o máximo de informações para que você não fique perdido nesse processo.

Vamos lá?!

Conhecendo Vila Velha/ ES

Vila Velha é um município brasileiro do estado do Espírito Santo localizado na Microrregião de Vitória, na Mesorregião Central Espírito-Santense. A região ocupa uma área de 210,067 quilômetros quadrados, sendo que 54,57 quilômetros quadrados estão em perímetro urbana, e a população em 2015 foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 472 762 habitantes, o que faz do município o segundo mais populoso do Espírito Santo, atrás apenas da Serra.

Atualmente, tem um grande porte industrial e é o segundo maior centro comercial do estado, depois da capital, Vitória. Possui 32 quilômetros de litoral, sendo praticamente todo recortado por praias, as quais constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos, como a Praia da Costa, de Itapoã e de Itaparica.

A indústria é, então, o segundo setor maior relevante para a economia do município. Esse setor ganhou força na cidade a partir da instalação da fábrica da Chocolates Garoto, que foi fundada em agosto de 1929, sendo hoje uma das maiores do país.

O Terminal Portuário de Vila Velha é um dos maiores do Sudeste brasileiro, sendo que o Espírito Santo é considerado como uma área privilegiada para o desenvolvimento da atividade, por localizar-se na porção central do Brasil e ter fácil conexão com o resto do país. Dele, são exportados, para vários estados e países, produtos siderúrgicos, mármores e granito, café, automóveis, granéis sólidos, bobinas de papel e celulose.

No setor terciário os destaques são o comércio e o turismo. Grande parte dos estabelecimentos comerciais de Vila Velha são micro e pequenas. Alguns projetos realizados pela prefeitura, em parceria com o estado ou com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visam a incentivar e orientar o trabalho do micro e pequeno empresário.

Os principais pontos comerciais são as diversas feiras livres de Vila Velha, presentes em vários pontos da cidade; o chamado Polo de Moda da Glória, situado no bairro Glória, reunindo mais de 900 lojas distribuídas em várias ruas e dezenas de galerias onde encontram-se bijuterias, bolsas, cintos, moda praia, roupas em jeans, malhas e tecidos; além do centro da cidade e ao longo da orla marítima.

Agora que você sabe um pouco a mais sobre Vila Velha, onde você pretende abrir seu novo negócio, já sabe que a região está pronta para te receber. Vamos, então, entender como abrir sua empresa por lá?!

Check List para abrir sua empresa em Vila Velha/ES

Separamos, para você, um check list para o processo de abertura de sua empresa.

Recomendamos que você já imprima esse arquivo e vá dando “check” a cada ação solucionada. Mas, não deixe de continuar lendo, pois, falaremos de cada passo aqui também, ok?!

CHECK LIST DE AÇÕES PARA ABRIR SUA EMPRESA EM VILA VELHA/ES
AÇÕES FEITO?
Planejamento
Escolha do Regime Tributário
Escolha da organização societária
Consulta de viabilidade
Separar documentação
Protocolar documentação
Licenciamento/ Alvará de Funcionamento
Contratar um contador

Agora, vamos à explicação de cada etapa!

  • PLANEJAMENTO Esse é o primeiro passo e não é por acaso. “Planejar” pode representar o sucesso ou fracasso da sua futura empresa.

A realidade é que a maioria das pessoas tem o que é necessário: uma boa ideia, a quantidade certa de capital e a criatividade. O que, no entanto, é a paciência, determinação e capacidade de planejar. A chave é ter um plano de trabalho para a sua organização. Use algo simples para guiá-lo ao longo do caminho e veja se realmente já é hora de formalizar o negócio e assumir responsabilidade.

  • ESCOLHA DE UM REGIME TRIBUTÁRIOUm fato que não é possível escapar é que ao abrir uma pessoa jurídica e começar a faturar ela terá que pagar impostos. E para calcular a tributação da companhia há vários regimes tributários que sua empresa pode escolher anualmente. Para a correta escolha, sempre conte com a ajuda do seu contador.

Os regimes tributários existentes são

  • Lucro Real
  • Lucro Presumido
  • Simples Nacional
  • MEI
  • ESCOLHA DA ORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIA – Quanto à organização societária da sua futura empresa, você pode encolher entre:
  • Sociedade Limitada – LTDA;
  • Empresa Individual – EI;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI

Aqui também vale a premissa do auxílio de um contador.

  • CONSULTA DE VIABILIDADE NA PREFEITURA DE VILA VELHA/ES A consulta de viabilidade serve para checar se a empresa que se pretende abrir pode funcionar naquele determinado endereço, levando em consideração as características do empreendimento, fazendo uma relação entre os CNAEs das atividades e o endereço escolhido. Nessa fase também é verificado se o nome empresarial pretendido está disponível para registro na Junta Comercial do ES.

Todo processo é eletrônico e feito pelo Portal de Serviços da Junta Comercial. Aqui cabe novamente o alerta de que você precisa procurar um profissional contábil para fazer o processo ou te orientar, visto que há detalhes importantes que devem ser verificados com cuidado.

  • DOCUMENTAÇÃOCom a viabilidade aprovada e com o nome empresarial pretendido também liberado para uso, o próximo passo é preparar toda documentação necessária para dar entrada no registro na Junta Comercial do ES.

Como regra, a documentação exigida é

  • Capa do Processo
  • Documentos de Identidade
  • Instrumento de inscrição
  • DARF / Taxa cobrada pela Junta Comercial
  • DBE (Documento básico de entrada do CNPJ)
  • PROTOCOLAR DOCUMENTAÇÃO – Com toda documentação em mãos o próximo passo será dar entrada na Junta Comercial. Caso a junta comercial encontre algum problema na documentação apresentada, o processo é colocado em exigência e será necessário fazer a correção.

Caso esteja tudo em ordem, a empresa será registrada, as inscrições no CNPJ (da Receita Federal), Inscrição Estadual (da Secretaria de Fazenda) e o NIRE (da junta comercial) e a Inscrição Municipal (da prefeitura) serão gerados.

  • LICENCIAMENTO/ ALVARÁ DE FUNCIONAMENTOAlgumas atividades, em que a empresa não tem estabelecimentos físicos e são constituídas em endereços residenciais, por exemplo, a obtenção de licenças pode ser concedida de forma automática, direto do portal de licenciamento adotado pela Prefeitura / Administração Regional.

CONTRATE UM CONTADOR

Você deve ter notado quantas vezes mencionamos a importância de ter um contador para te auxiliar nesses passos no decorrer desse artigo.

Então, o ideal é já garantir um para chamar de seu.

Esse profissional é o mais qualificado para te acompanhar e garantir o mínimo de dor de cabeça no processo de abertura de sua empresa.

Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Caso ainda tenha dúvidas sobre como em abrir empresa em Vila Velha / ES, entre em contato!

Se precisar de dicas e ajuda para tirar seu sonho do papel, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a te auxiliar.

Quer saber mais sobre como conseguir o alvará sanitário ao abrir empresa

em Vila Velha / ES?

Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular

Abrir CNPJ de Forma rápida

Baixe seu E-book: Preparação para uma Gestão Espetacular: https://materiais.previsa.com.br/ebook-guia-do-sucesso-para-abertura-de-empresas

Imagem_book_guia_do_sucesso_na_abertura_de_empresas_placeit

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://redelegalizar.com.br/contato/

Solicite um orçamento

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/redelegalizar/
Instagram Previsa: https://www.instagram.com/redelegalizar/
Blog: https://redelegalizar.com.br/blog/

 

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações! (0)

Deixe uma resposta