Como abrir empresa em São Paulo

Abrir empresa em São Paulo é sempre um passo muito importante – e de muita coragem. Muitos passos precisam ser dados e muita atenção precisa ser dispensada com foco no sucesso de sua nova empresa – e, sim, o sucesso é um foco desde o primeiro passo dado.

Hoje, vamos te mostrar que todo o processo pode ser mais simples do que você pensa. Interessado? Então, continue lendo!

Vamos começar entrando um pouco em seus pensamentos

É provável que você tenha pensando que o processo para abrir o próprio negócio no Brasil seja burocrático e, de certa forma, você tem razão.

Há uma série de processos que devem ser levados em consideração, mas eles não envolvem somente burocracia.

Abrir uma empresa exige alto conhecimento de sua parte, enquanto empreendedor, para que o seu negócio possa, de fato, prosperar (lembrando do que comentamos no início desse artigo: desde o primeiro passo, o foco é o sucesso da sua nova empresa).

A primeira coisa é saber um pouco sobre o mercado de São Paulo

Entender um pouco mais sobre o cenário econômico da cidade em que você pretende empreender vai ser um ponto a mais para a segurança dessa nova empreitada.

Diante disso, você deve saber que São Paulo tem uma população estimada de mais de 12.325.232 milhões habitantes, segundo o IBGE.

O rendimento mensal de um trabalhador formal é de 4,3 salários-mínimos. Além disso, o PIB per capita da cidade é de R$ 57.759,39.

O Estado de São Paulo ocupa a posição de segundo lugar com maior economia do Brasil. Os setores industriais e comerciais contam com um destaque relevante para sua economia.

Quais as vantagens de abrir uma empresa em São Paulo?

Vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre essas vantagens listando dois pontos foco (sabemos que você gosta de listas, meu caro):

1. Potencial de consumo

A cidade tem um alto potencial de consumo e isso ocorre pelo aumento do poder de compra da população. Segundo dados da Onmaps, São Paulo e Rio de Janeiro equivalem a 15% de todo o Potencial de Consumo do país, o que representou R$ 581 bilhões em 2017.

2. Diversificação

O polo econômico de São Paulo é um dos mais diversos do Brasil. Isso permite que uma empresa tenha um alto potencial para crescimento.
Bacana, não é mesmo?!

Um bom planejamento para abrir sua empresa em São Paulo com segurança

Um relatório do Sebrae, de 2014, constatou que um dos principais motivos para a falência das empresas é a falta de planejamento prévio.

Diante disso, é fundamental que você se dedique com certo carinho ao planejamento do seu negócio. Por isso, decidimos explicar alguns pontos interessantes para isso, como:

1. Faça uma análise de mercado

A análise permite determinado o quanto é atrativo um mercado para a atuação da empresa. Isso pode ser feito por meio da SWOT, técnica que possibilita definir as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que a empresa irá enfrentar.
A partir dessas informações, você conseguirá compreender se o seu negócio, de fato, pode prosperar no mercado em que deseja atuar.

2. Teste a viabilidade da sua ideia

Imagine que você tem uma ideia realmente interessante. Só que quando aplicada a realidade não faz nenhum sucesso.
Pense também que você poderia ter uma boa ideia só que para colocar em prática seria necessário investir um recurso muito alto (e que você não tem).
Nesse sentido, a viabilidade é essencial, pois permite testar sua ideia e aperfeiçoar o produto/serviço.

3. Crie um nome de impacto para a sua empresa

O nome da sua empresa precisa refletir o produto ou serviço com que ela trabalha e o seu propósito no mercado.
Além disso, é importante que seja memorizado com simplicidade e tenha impacto no público-alvo.

4. Desenvolva um plano de negócio

Plano de negócio é o documento que descreve, de forma detalhada, todas as ações que envolvem o processo de criação, construção, desenvolvimento e resultado de sua nova empresa.
Esse tipo de planejamento é indispensável para que seu novo negócio ganhe vida, e um de seus pontos mais importantes é a definição de seus objetivos – que deve ser feita de forma clara e objetiva.

5. Desenvolva um planejamento estratégico

Para desenvolver um bom planejamento, é necessário: Transformar ideias em iniciativas concretas, prever problemas e promover a monitoração de ações.

6. Determino os recursos necessários

Após desenvolver o plano de negócio, é hora de colocar no papel o valor para investimento inicial. Avalie quanto você tem e o quanto será necessário. É essencial fazer um planejamento detalhado, ou seja, especificar todo material, máquinas, custo com contratação de colaboração etc.

7. Encontre o local ideal para o seu negócio

O local determinará, em grande parte, o sucesso do negócio. Diante disso, a escolha deve ser estratégica. Algumas questões fundamentais para pensar são: movimentação, se o público-alvo está na região, segurança etc.

8. Desenvolva um plano de marketing

Criar um plano de marketing é realmente algo benéfico para sua empresa crescer, mensurar resultados e atuar de forma estratégica. O documento permite aumentar as vendas, melhorar o posicionamento da marca e ainda fidelizar os clientes.
Algumas questões que não devem faltar são: análise do ambiente, público-alvo, definição da marca, posicionamento da marca no mercado, objetivos e metas, estratégias, implementação das estratégias, mensuração dos resultados.

E os passos burocráticos?

A parte burocrática da abertura de sua empresa em São Paulo se faz da mesma forma que em outros locais. Ou seja, nada fora do padrão por aqui.

Mas, caso você ainda não conheça esses pontos, basta clicar aqui! Com a diferença que, claramente, a prefeitura que você irá buscar viabilidade será em São Paulo. 😉

Tudo certo?

Então, já arregace as mangas e dê o primeiro passo!

Até a próxima!

Caso ainda tenha dúvidas sobre como abrir empresa em São Paulo, entre em contato!

Se precisar de dicas e ajuda para tirar seu sonho do papel, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a te auxiliar.

Quer saber mais sobre como conseguir o alvará sanitário?

Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular

Abrir CNPJ de Forma rápida

Baixe seu E-book: Preparação para uma Gestão Espetacular: https://materiais.previsa.com.br/ebook-guia-do-sucesso-para-abertura-de-empresas

Imagem_book_guia_do_sucesso_na_abertura_de_empresas_placeit

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://redelegalizar.com.br/contato/

Solicite um orçamento

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/redelegalizar/
Instagram Previsa: https://www.instagram.com/redelegalizar/
Blog: https://redelegalizar.com.br/blog/

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações! (0)

Deixe uma resposta