Como abrir empresa em São José

Pensando em abrir sua empresa em São José/SC? Muito bem! Então, hoje, nossa conversa é com você. Vamos dar dicas básicas para que você saiba de uma vez por todas como realizar esse sonho. Interessado? Então, continue lendo!

Sobre São José /SC

São José é um município localizado no estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil. Trata-se, atualmente, da quarta cidade mais populosa de Santa Catarina.

Além disso, São José faz parte da Grande Florianópolis, com sua área urbana conturbada com as cidades vizinhas de Florianópolis, Biguaçu e Palhoça, formando, assim, a maior concentração urbana da região de SC.

Apesar da capital ainda influenciar o município vizinho, seus bairros principais hoje são tão relevantes quanto os de Florianópolis, a economia é uma das maiores do estado e a qualidade de vida tem índices elevados para os padrões brasileiros.

A economia josefense

Hoje é bastante diversa, sendo baseada, hodiernamente, no comércio e serviços, além da indústria, que é praticamente inexistente na capital catarinense e acaba sendo suprida por São José e as outras cidades da região.

A cidade se destaca na indústria tecnológica, de alimentos, metalmecânica e na construção civil, sendo uma das cidades mais verticalizadas proporcionalmente do Brasil.

São José está no quinto lugar no ranking da economia dos municípios catarinenses, graças, principalmente, à Área Industrial no sul da cidade, com muitos empreendimentos. Há também outras indústrias em outros pontos, principalmente em torno da BR-101, e áreas industriais menores em Forquilhas e no Sertão do Maruim.

Em resumo, todas essas informações apenas deixam claro que você escolheu um ótimo local para abrir as portas de sua nova empresa. Com isso, em mente, vamos a um passo a passo sobre como abrir essa empresa em São José!

Passo 1 – Planeje-se

Esse é o primeiro passo e não é por acaso, esse passo pode representar o sucesso ou fracasso da sua futura empresa. Muitas pessoas acham que abrir uma empresa em São José, e obter o CNPJ, é difícil. Muitos empresários com potencial de sucesso não arriscam por pensar que somente um certo tipo pessoa tem o que é necessário para se tornar um empresário bem-sucedido.

Em verdade vos digo – com um bom planejamento inicial e uma boa ideia, você irá longe.

Passo 2 – Escolha o tipo de empresa

Você precisa ter em mente que sua empresa, fatalmente, terá de pagar impostos. E, para calcular a tributação da companhia, há vários regimes tributários que sua empresa pode escolher anualmente.

Nossa dica de ouro, aqui, é: para a correta escolha, sempre conte com a ajuda do seu contador.

Com isso claro, é importante saber que os regimes tributários existentes são:

  • Lucro Real
  • Lucro Presumido
  • Simples Nacional
  • MEI

Quanto à organização societária da sua nova empresa, você pode encolher entre:

  • Sociedade Limitada – LTDA;
  • Empresa Individual – EI;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI.

Um bom contador poderá lhe guiar para a melhor escolha.

Passo 3 – Verifique a viabilidade

A consulta de viabilidade serve para checar se a sua nova empresa pode funcionar naquele determinado endereço, levando em consideração as características do empreendimento, fazendo uma relação entre os CNAEs das atividades e o endereço escolhido.

Nessa fase também é verificado se o nome empresarial que você escolheu para seu negócio está disponível para registro na Junta Comercial de SC.

Todo processo é eletrônico e feito pelo Portal de Serviços da Junta Comercial.

Aqui, cabe novamente o alerta de que você precisa procurar um profissional contábil para fazer o processo ou te orientar, visto que há detalhes importantes que devem ser verificados com cuidado.

Passo 4 – Separe sua documentação

Com a viabilidade e nome empresarial liberados, o próximo passo é preparar toda documentação necessária para dar entrada no registro na Junta Comercial de SC.

Como regra, a documentação exigida é:

  • Capa do Processo: Com o nome empresarial, atos e eventos para registro devidamente preenchida e assinada pelo administrador, sócio ou procurador ou do titular, representante legal, diretor. No caso de procurador, anexar procuração, com poderes específicos e, se por instrumento particular, com firma reconhecida.
  • Documentos de Identidade: de todos os sócios e sócios administradores, titular, representantes legais, diretores (cópias autenticadas em cartório).
  • Instrumento de inscrição: (Ato constitutivo, Contrato Social ou Requerimento de empresário), em única via, com as firmas de todos os sócios reconhecidas em cartório. Se a sociedade não for enquadrada na condição de micro empresa ou negócio de pequeno porte, o contrato deve conter visto de advogado.
  • DARF / Taxa cobrada pela Junta Comercial: original, com código de barras, gerado pelo Sicalcweb (siteRFB), quitado, com autenticação mecânica do banco ou com o comprovante de pagamento, original, do valor pago correspondente ao ato.
  • DBE: (Documento básico de entrada do CNPJ) devidamente assinado, conforme instrumento apresentado.

Passo 5 – Protocole tudo

Com toda documentação em mãos o próximo passo será dar entrada na Junta Comercial. Caso a junta comercial encontre algum problema na documentação apresentada, o processo é colocado em exigência e será necessário fazer a correção.

Passo 6 – Verifique seu licenciamento e alvará de funcionamento

Dependendo das atividades da sua nova empresa, pode ser necessário obter Licenças / Alvará de Funcionamento ou credenciamentos e inscrição em órgãos de classe para poder funcionar regularmente.

Algumas atividades, em que a empresa não tem estabelecimentos físicos e são constituídas em endereços residenciais, por exemplo, a obtenção de licenças pode ser concedida de forma automática, direto do portal de licenciamento adotado pela Prefeitura / Administração Regional.

Como envolve questões relacionadas ao seu negócio, a pessoa mais indicada para obtê-las é você mesmo – responsável pela empresa – já que você é quem conhece afinco os detalhes de seu empreendimento. Também há empresas especializadas que prestam esse tipo de serviço.

Tudo em ordem? Todos os passos devidamente feitos? Então, burocraticamente, sua empresa estará pronta e seu sonho estará apto para sair do papel.

Estamos orgulhosos de você.

Caso ainda tenha dúvidas sobre como em abrir empresa em São José, entre em contato!

Se precisar de dicas e ajuda para tirar seu sonho do papel, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a te auxiliar.

Quer saber mais sobre como conseguir o alvará sanitário ao abrir empresa em São José?

Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular

Abrir CNPJ de Forma rápida

Baixe seu E-book: Preparação para uma Gestão Espetacular: https://materiais.previsa.com.br/ebook-guia-do-sucesso-para-abertura-de-empresas

Imagem_book_guia_do_sucesso_na_abertura_de_empresas_placeit

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://redelegalizar.com.br/contato/

Solicite um orçamento

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/redelegalizar/
Instagram Previsa: https://www.instagram.com/redelegalizar/
Blog: https://redelegalizar.com.br/blog/

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações! (0)

Deixe uma resposta