Como abrir empresa em Porto Alegre / RS

Para chegar aqui, nesse artigo em específico, não precisamos de uma bola de cristal para entender que você decidiu tirar seu sonho do papel e colocar em prática a ideia maravilhosa de abrir empresa em Porto Alegre /RS.

Isso nos deixa muito felizes e orgulhosos de você, sabia?!

Não queremos que você tenha dificuldades, por isso, hoje, separamos nosso cantinho especialmente para te ajudar nessa nova saga.

Vamos te dar dicas úteis, práticas e super tranquilas para que você possa abrir sua empresa em Porto Alegre sem grandes dificuldades. Vai ser como um check list, por isso, já salva essa página no seu “favoritos” e vai dando “check” à medida que for realizando as tarefas, ok?!

Então, vamos lá!

Check List para abertura de empresa em Porto Alegre /RS

Ação Feito?
Informe-se sobre a região
Contrate um contador
Faça um plano de negócios
Escolha um segmento
Defina a natureza jurídica
Defina o regime de tributação
Separe os documentos
Consulte a viabilidade
Tire o alvará

Claramente, não iríamos deixar você apenas com um check list sem maiores explicações, não é mesmo?!

Então, vamos conversar sobre os tópicos presentes ali!

Sobre Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre tem o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015. O PIB foi de R$ 68,1 bilhões. À frente estavam São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Na região Sul, Porto Alegre é a segunda maior economia, atrás de Curitiba. Juntas, Porto Alegre e Curitiba respondem por 15% do PIB da região. 🤑 A participação do município gaúcho no PIB industrial era de 0,6% (a líder São Paulo marcou 6,4%). A maior força da economia porto-alegrense está na prestação de serviços e no comércio, abundante e diversificado.

No início de 2000, a cidade experimentou uma queda na atividade industrial. A indústria era responsável por apenas 30% do PIB de Porto Alegre. Nos últimos dez anos, o número de indústrias caiu 17%. A indústria da construção civil, no entanto, vem apresentando crescimento no número de empreendimentos, gerando renda, emprego e impostos.

Porto Alegre, de uma forma geral, está preparada para receber você e sua nova empresa e ser uma base aliada para o crescimento rumo ao sucesso.

O plano de negócios

Uma empresa precisa se planejar para abrir as portas e iniciar suas atividades comerciais, sejam elas quais forem.

Por isso, o primeiro passo de qualquer empreendimento de sucesso é realizar um plano de negócios. É ali que serão listadas todas as informações possíveis sobre o seu futuro negócio: o nome, os produtos ou serviços que serão comercializados, valores, investimentos, ações comerciais, estuda da concorrência, o que precisa ser adquirido, pessoal, enfim, absolutamente tudo inerente ao negócio.

O segmento

Sua futura empresa poderá ser uma prestadora de serviços, como um escritório de advocacia, uma agência de marketing digital ou uma assessoria contábil, por exemplo. Também poderá optar por um comércio, com atuação no varejo (atendimento ao cliente final) ou no atacado (para outras empresas ou distribuidoras). Os dois outros segmentos são a indústria e o agronegócio.

É importante definir, logo agora, qual será seu segmento para dar continuidade na abertura.

A Natureza Jurídica

Para legalizar uma empresa é preciso, primeiro, definir sua natureza jurídica. Portanto, é preciso conversar com calma com o seu contador especialista sobre o assunto.

As principais são:

  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli);
  • Microempreendedor Individual (MEI).

É preciso seguir regras para a escolha da natureza jurídica adequada. Seu contador saberá lhe orientar muito bem.

O regime de Tributação

Uma questão muito relevante para o seu futuro negócio é o regime tributário no qual a empresa estará inserida. O regime tributário define quais impostos deverão ser pagos e suas respectivas alíquotas.

É óbvio que todo empresário quer pagar o menos possível em impostos, pois, isso tem um reflexo direto e de destaque sobre o lucro líquido alcançado pelo negócio. E a ideia é faturar o máximo possível, não é mesmo?

Por isso, é preciso conversar com o seu contador ou com sua empresa de contabilidade para escolher a melhor opção, ainda que algumas regras tenham que ser observadas de acordo com cada regime tributário e o tipo do seu negócio.

Os Documentos

Para abrir sua empresa em Porto Alegre, você precisará separar a seguinte documentação:

  • Documento de identidade (pode ser a carteira de habilitação)
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Certidão de casamento (se for o caso)
  • Espelho da última declaração do imposto de renda.

Em relação aos documentos da empresa, é preciso ter em mãos o número do IPTU do imóvel onde se localizará a empresa, comprovante de endereço e o contrato de locação ou de compra e venda.

A prefeitura de Porto Alegre solicitará, ainda, o Boletim Informativo deferido, o contrato social, o alvará de prevenção contra incêndios expedido pelo Corpo de Bombeiros e o ISSQN (para prestadores de serviços).

Bem vinda, Burocracia!

Além de registrar o contrato social da Junta Comercial e obter o CNPJ junto à Receita Federal, é preciso procurar a prefeitura de Porto Alegre para emitir a inscrição municipal e o alvará de funcionamento.

Todas as informações necessárias estão maravilhosamente dispostas no portal da prefeitura de Porto Alegre.

O primeiro passo é fazer a consulta de viabilidade de forma online. Essa consulta vai gerar um Boletim Informativo.

Para tirar o alvará, será necessário agendar um atendimento presencial, para apresentação dos documentos. Após o pagamento da taxa, o alvará será emitido.

Após essa questão burocrática, sua empresa está pronta para abrir as portas (no que se refere a documentação, meu caro).

Quanto ao ponto “contrate uma empresa de legalização especializada” – optamos por mencionar agora no fim de nossa conversar para que você saiba que não precisa procurar tanto. Você já nos encontrou!

Temos know how para ajudar no processo de abertura de sua empresa e, com isso, fazer parte dessa nova história de sucesso.

Vamos juntos?

Caso ainda tenha dúvidas sobre como em abrir empresa em Porto Alegre, entre em contato!

Se precisar de dicas e ajuda para tirar seu sonho do papel, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a te auxiliar.

Quer saber mais sobre como conseguir o alvará sanitário ao abrir empresa em

Porto Alegre?

Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular

Abrir CNPJ de Forma rápida

Baixe seu E-book: Preparação para uma Gestão Espetacular: https://materiais.previsa.com.br/ebook-guia-do-sucesso-para-abertura-de-empresas

Imagem_book_guia_do_sucesso_na_abertura_de_empresas_placeit

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://redelegalizar.com.br/contato/

Solicite um orçamento

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/redelegalizar/
Instagram Previsa: https://www.instagram.com/redelegalizar/
Blog: https://redelegalizar.com.br/blog/

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações! (0)

Deixe uma resposta