Como abrir empresa em Osasco /SP

Você se interessa em saber como abrir empresa em Osasco /SP, para ter sucesso no mercado de lá e ter a liberdade que tanto sonha ao se tornar seu próprio chefe?

Então, você chegou ao lugar certo! Hoje, nós, da Rede Legalizar, separamos um espaço especial para te dar dicas. Hoje, você sairá daqui totalmente informado e pronto para iniciar o seu empreendimento.

Interessado? Então, continue lendo!

Antes de mais nada, precisamos te perguntar: o que você sabe sobre Osasco?

É essencial que você tenha algumas informações básicas sobre a localização de sua nova empresa. Por isso, segue mais informações

Sobre Osasco

Osasco/SP possui uma importante atividade econômica nos setores industrial, comercial e de serviços. Com 696.850 habitantes, é o 7° mais populoso do estado de São Paulo, segundo estimativa populacional calculado pelo IBGE.

Conforme o último censo do IBGE (2016), Osasco possui o 6º maior Produto Interno Bruto do Brasil e o 2º maior do Estado de São Paulo, ficando à frente de muitas capitais estaduais brasileiras, como Salvador, Fortaleza e Recife, sendo a cidade não capital com o mais alto PIB da nação naquele ano.

O Parque Industrial de Osasco, um dos maiores do Estado de São Paulo, destaca-se no cenário econômico com suas 500 indústrias de grande, médio e pequeno porte, preponderando a metalurgia pesada, esta cadeia comercial proporciona um ótimo cenário para empreender em Osasco.

Ou seja, com essas informações, já sabemos que Osasco foi uma ótima escolha para sua nova empresa.

Passo a passo para abrir sua empresa em Osasco/SP

  1. Planejamento

O que é um nascimento sem planejamento? Planejar é extremamente importante no início de um novo negócio, pois, sem ele as chances de dar errado é bem grande.

Ou seja, você não deve pensar APENAS na parte burocrática da abertura, existe todo um processo maior – fornecedores, mercadorias, mão de obra e outras tantas, etapas que só estarão presentes depois do planejamento estar pronto.

Resumo: temos que priorizar e respeitar cada uma das etapas.

  1. Regimes tributários

A ideia, aqui, é ajustar de acordo com a realidade de sua empresa para que você possa pagar o mínimo possível de impostos.

Sobre os regimes, pense de acordo com a seguinte lista:

  • Lucro Real
  • Lucro Presumido
  • Simples Nacional
  • MEI

Para saber qual o ideal para sua empresa, é sempre importante que você tenha um contador para te direcionar de forma assertiva.

  1. Tipos Jurídicos

Após a escolha do regime tributário, vamos optar por um tipo jurídico que mais se enquadra ao abrir sua empresa em Osasco.

Os tipos jurídicos, atualmente, são:

  • Empresário Individual – É composto por uma única pessoa, cujo nome da empresa é seu nome civil completo ou abreviado, porém o patrimônio pessoal se confunde com o patrimônio da empresa, igualmente acontece com o MEI, portanto, é um bom escolher com consciência disso.
  • Ltda – A Limitada, um tipo de empresa composta por 2 ou mais pessoas que investe em um capital social que é dividido em partes iguais ou não, entre os sócios para a constituição da sociedade.
  • EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, leva esse nome porque é composta por apenas 1 pessoa e com o mesmo tratamento jurídico de uma empresa Limitada, o que difere é o aporte do capital social de no mínimo 100 salários-mínimos atuais e há a proteção patrimonial do titular da empresa.
  • Sociedade Limitada Unipessoal – É a nova modalidade de empresa composta por apenas 1 pessoa e com tratamento jurídico de uma Limitada, patrimônio do sócio está protegido, ao contrário do Empresário Individual e MEI, portanto o melhor tipo de empresa atualmente para quem não quer um sócio.

Assim como no caso do regime tributário, um contador deve te assessorar em todo o processo de escolha.

  1. Viabilidade

Atualmente, a maioria das Juntas Comerciais e Prefeituras estão integradas com o sistema de registro e antes de abrir empresa em Osasco, é importante consultar se o endereço escolhido é apto para instalar uma empresa.

A atividade da empresa tem que ser permitida pela prefeitura para funcionar no local escolhido, levando em consideração alguns aspectos técnicos de acordo com a lei.

Essa consulta é feita no momento inicial em que a contabilidade realiza os procedimentos de abertura da empresa.

Então, é importante que a contabilidade entenda bem qual é o seu negócio empresarial, quais mercadorias serão vendidas ou quais serviços serão prestados.

Essas informações iniciais são muito importantes para que a viabilidade do local seja solicitada corretamente, então seja sempre transparente no momento da abertura da empresa.

Se tudo correr bem e obter a resposta de que pode atuar com as atividades no local escolhido, poderá seguir para as próximas etapas.

  1. Documentos

A documentação dos sócios e da empresa é fácil de conseguir.

Hoje em dia, não é mais necessários aquela relação enorme que levava dias para separar, isso se dá por conta da sincronização automática de dados do governo. O que, para você, é ótimo!

Documentos dos sócios:

  • 1 cópia autenticada do RG com o CPF ou carteira de habilitação de cada sócio
  • 1 cópia simples do comprovante de endereço residencial de cada sócio e certidão de casamento, caso for casado
  • 2 últimos recibos de entrega da declaração de imposto de renda de apenas 1 sócio

Documentos da empresa:

  • 1 cópia simples do IPTU do imóvel onde será instalada a empresa
  • 1 cópia simples do contrato de locação ou contrato de compra e venda

Fácil e rápido, com esses documentos em mãos a abertura da sua empresa poderá ser iniciada.

Agora, é contigo! Já escolha com carinho o profissional (contador) que vai te acompanhar em toda a tramitação, separe os documentos, planeje e caminhe rumo ao sucesso!

Até a próxima!

Caso ainda tenha dúvidas sobre como abrir empresa em Osasco /SP, entre em contato!

Se precisar de dicas e ajuda para tirar seu sonho do papel, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a te auxiliar.

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