Como abrir empresa em Jundiaí / SP

Abrir empresa em Jundiaí /SP é sempre uma dúvida recorrente entre os empresários. Afinal, existem inúmeras burocracias e passos que precisam ser seguidos, resguardando que a nova empreitada estará no caminho certo.

A escolha do local é uma das grandes dúvidas – seguida de “como abrir uma empresa lá?”. Se você chegou até aqui, essa parte da localização já foi sanada – você vai abrir empresa em Jundiaí /SP.

Agora, você não sabe por onde começar essa empreitada, certo?

Montamos um conteúdo completo com as informações mais importantes sobre abertura de empresa em Jundiaí para lhe ajudar a tirar, de uma vez por todas, sua ideia do papel e colocar em prática as estratégias de negócio que você já traçou. Interessado? Então, continue conosco!

Motivos para você realmente levar sua empresa para Jundiaí 

Jundiaí é uma cidade do interior de São Paulo e que dista cerca de 57 km da capital paulista. Ela é conhecida por sua presença marcante em diversos rankings, o que tem tornando o município bastante atrativo para novos investidores e empreendedores.

Em 2015, Jundiaí ficou entre as 3 cidades no ranking das Américas e a primeira cidade no Brasil em termos de custo-benefício para investidores, de acordo com a fDi intelligence, ligada ao Financial Times.

Atualmente, a cidade é a sétima com o maior produto interno bruto do estado de São Paulo, de acordo com os dados do IBGE, tornando-se um verdadeiro polo para empresas de tecnologia e logística, com um parque industrial de destaque no setor alimentício.

Tudo isso faz com que o número de novas empresas não pare de crescer, sobretudo de pequenas empresas. Em 2019, de acordo com um levantamento feito pela Prefeitura de Jundiaí, houve um aumento de 47% no número de novos microempreendedores individuais, MEIs.

Investir em Jundiái/SP acaba tendo muitos aspectos positivos

Vamos listar alguns aqui para você ter ainda mais certeza de sua decisão:

  • Localização estratégica, já que a cidade está próxima da capital, São Paulo, e da região de Campinas, além de estar a poucos quilômetros dos aeroportos de Congonhas e Viracopos;
  • A cidade é cruzada pelas principais rodovias do estado, Anhanguera e Bandeirantes, sendo fácil escoar os produtos para qualquer canto de São Paulo ou do país;
  • De acordo com os dados da Firjan, Jundiaí é a 15ª cidade mais desenvolvida do país;
  • A cidade é a primeira em qualidade de vida entre os municípios com mais de 273 mil habitantes e a quinta no ranking geral, de acordo com o índice dos Desafios da Gestão Municipal (IGDM) da Macroplan;
  • Além de um forte setor industrial, a cidade também conta com um turismo intenso, várias opções de lazer, ótimas escolas e uma grande infraestrutura de comércio e serviços.

Passo a passo para abrir sua empresa em Jundiaí /SP

1 – Tipo de atividade e natureza jurídica

O primeiro passo é identificar em qual segmento a sua nova empresa se enquadra, que pode ser:

  • Prestação de serviços, tanto de mão-de-obra física como intelectual;
  • Indústria;
  • Comércio atacadista (direcionado para lojistas) e comércio varejista (direcionado ao consumidor final).

Já a natureza jurídica diz respeito ao regime jurídico no qual a nova empresa será enquadrada. Esse é um ponto muito importante, pois poderá ser fiscalizado pela administração pública e se não for condizente com a realidade, a nova empresa poderá sofrer com autuações e multas.

São várias as naturezas jurídicas existentes

As mais comuns são:

  • Microempreendedor individual (MEI) ou empresário individual;
  • Sociedade simples (SS);
  • Sociedade limitada;
  • Sociedade anônima;
  • Sociedade limitada unipessoal;
  • Empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI).

2 – Regime tributário

O regime tributário é o conjunto de leis por meio do qual se define como a empresa pagará pelos seus tributos obrigatórios. Uma escolha incorreta poderá fazer com que você pague mais impostos do que o necessário. As possibilidades são:

  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real;
  • Simples Nacional;

Para saber qual se enquadra melhor para sua empresa, o ideal é contatar um contador para acompanhar todo o processo.

3 – Viabilidade

Depois de descobrir o tipo de atividade e definir a natureza jurídica e o regime tributário, é hora de conferir se o local escolhido para sua nova empresa permite o funcionamento de negócios como o seu.

Toda cidade tem a sua lei de zoneamento, ou seja, a definição de quais bairros são residenciais, comerciais, industriais ou mistos. Se você escolher abrir um negócio em um bairro estritamente residencial, por exemplo, não conseguirá o alvará de funcionamento da prefeitura.

Por isso, para abrir empresa em Jundiaí, é importante verificar junto à prefeitura se o local do imóvel escolhido para o negócio está dentro do zoneamento certo.

4 – Documentação

Após a prefeitura ter aprovado a nova localização da sua empresa, será preciso separar a documentação para dar entrada na formalização da abertura de empresa em Jundiaí.

Você e seus sócios deverão apresentar:

  • 1 cópia simples do comprovante de endereço residencial atualizado;
  • 1 cópia simples da certidão de casamento, para os sócios casados;
  • 1 cópia autenticada do RG e do CPF de cada sócio e dos respectivos cônjuges;
  • recibo de declaração de Imposto de Renda de apenas um dos sócios, caso tenha feito no ano vigente.

Em relação aos documentos da empresa, será preciso apresentar:

  • 1 cópia simples do contrato de locação ou do contrato de compra e venda do imóvel;
  • 1 cópia simples do IPTU do imóvel onde a empresa será instalada.

5 – Processos Básicos

Para abrir uma empresa em Jundiaí, você deverá, primeiro, procurar a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP). Isso deve ser feito depois de vocês reunirem toda a documentação e contarem com a aprovação da prefeitura.

Na JUCESP, será preciso protocolar o processo de abertura de empresa e apresentar: 3 vias do contrato social para sociedades ou 4 requerimentos de empresário para empresário individual, capa e ficha da JUCESP e pagar as taxas.

Com o processo registrado, será gerado o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa). Uma vez que JUCESP e Receita Federal atuam de forma integrada, neste momento também será emitido o seu cartão de CNPJ na Receita Federal. Em geral, todos esses são passos rápidos, em torno de 3 dias úteis.

Ainda de forma integrada, caso necessário, é preciso fazer também a inscrição estadual. Ela é obrigatória para empresas de comércio, indústria, serviços de transporte intermunicipal e interestadual, energia e comunicação.

Dependendo da atividade, ainda será preciso solicitar licenças específicas como na Cetesb, Alvará de Corpo de Bombeiros ou Vigilância Sanitária. Esses licenciamentos podem precisar de laudos técnicos emitidos por engenheiros ou outros profissionais, então é importante conferir como é essa questão para o seu setor.

Independentemente da atividade, contudo, todas as empresas precisam da inscrição municipal – e isso não é diferente em Jundiaí. A inscrição é uma espécie de autorização para a empresa funcionar na cidade.

Tudo pronto? Burocraticamente falando, sua empresa está preparada para abrir as portas.

Tem dúvidas? Entre em contato!

Caso ainda tenha dúvidas sobre como abrir empresa em Jundiaí/SP, entre em contato!

Se precisar de dicas e ajuda para tirar seu sonho do papel, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a te auxiliar.

Quer saber mais sobre como conseguir o alvará sanitário ao abrir empresa em Caieiras/SP?

Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular

Abrir CNPJ de Forma rápida

Baixe seu E-book: Preparação para uma Gestão Espetacular: https://materiais.previsa.com.br/ebook-guia-do-sucesso-para-abertura-de-empresas

Imagem_book_guia_do_sucesso_na_abertura_de_empresas_placeit

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://redelegalizar.com.br/contato/

Solicite um orçamento

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/redelegalizar/
Instagram Previsa: https://www.instagram.com/redelegalizar/
Blog: https://redelegalizar.com.br/blog/

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações! (0)

Deixe uma resposta