Como abrir empresa em Curitiba/PR

Olá, novo empresário! Sim… “Novo empresário”. Essa decisão abrangeu muito mais do que “vou abrir uma empresa” – essa decisão envolveu uma localização. Você decidiu abrir empresa em Curitiba/PR. Por isso, hoje, vamos te dar algumas dicas para que esse plano se concretize da melhor forma.

Sabemos que, atualmente, você está pensando muito na possibilidade de abrir sua própria empresa e estamos muito felizes com isso. Queremos fazer parte desse processo contigo e te ajudar a tirar esse sonho do papel. Por isso, estamos aqui.

Fique feliz: os primeiros passos você já deu. Você tomou uma decisão muito interessante!

Mercado para abrir empresa em Curitiba

Curitiba é uma das capitais brasileiras onde o processo de abertura de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) está mais agilizado e integrado. Você não vai precisar se deslocar de um órgão para outro para criar sua empresa, mas, mesmo assim, a ajuda de um profissional pode facilitar muito a sua vida.

Sempre batemos nessa tecla aqui, mas, não custa reforçar: apesar de todo o processo de abertura ser, relativamente, tranquilo, SEMPRE TENHA UMA EMPRESA ESPECIALIZADA PARA TE ORIENTAR! Isso evitará inúmeras dores de cabeça futuras.

Além da agilidade oferecida por Curitiba para abertura de empresas, você vai encontrar um ambiente propício para investimento, uma localização estratégica e uma cidade que é modelo de gestão urbana, de transporte coletivo e de preservação do meio ambiente. Tudo para o seu negócio dar certo!

“Quais os passos que devo seguir?”

Se você quer formalizar o seu negócio, você já tem bem definidas as suas atividades e está com um planejamento em mãos, correto? Depois de tudo planejado, vamos às etapas para legalização da sua empresa.

Siga os seguintes passos:

Passo 1 – consulta prévia de viabilidade

Esta consulta vai analisar se o imóvel onde seu negócio vai ser instalado está de acordo com o tipo de atividade que você vai desenvolver, de acordo com o zoneamento, com o impacto no sistema viário e com as condições de documentação do imóvel em relação ao Alvará de Construção e Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras (CVCO).

Para essa consulta, você vai acessar o site Empresa Fácil. Está é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos Estaduais e Municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na Internet.

Bem simples e fácil de utilizar.

Passo 2 – coleta de dados, registro e inscrições

Com a consulta prévia aprovada, você vai acessar o portal REDESIM, Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, criada para integrar os procedimentos entre as várias esferas (municipais, estaduais e federais).

Esta fase da abertura da empresa parece mais assustadora – mas, claro, se está acompanhado do seu contador, você está mais tranquilo.

Em Curitiba, para a sua comodidade (e alegria), o portal Empresa Fácil e o portal REDESIM estão integrados – o que mostra que Curitiba está com foco em facilitar a vida do novo empreendedor.

Nesta etapa, você vai preencher o DBE (Documento Básico de Entrada), a FCN (Ficha de Cadastro Nacional) e gerar as taxas e efetuar os pagamentos. Seu contrato eletrônico será gerado e tudo poderá ser assinado digitalmente.

É exatamente nesse ponto que você abrirá seu CNPJ

A essas alturas, a Receita Federal já sabe que os seus dados estão no sistema, afinal, está tudo integrado. Com tudo certo, é gerado o número do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). É ele que identifica a sua empresa – ela existe!

Depois de protocolado o contrato social, você pode acompanhar o processo pelo próprio site Empresa Fácil. Assim que seu processo for deferido pela Junta Comercial do Paraná, você estará apto para a última etapa.

“Mas, e as minhas inscrições (estadual e municipal)?”

Você já andou com sua futura empresa de Curitiba para Brasília e, agora, volta ao Paraná – e nem por isso, você ou seu contador precisaram sair da frente do computador. E vão seguir assim. A etapa do Registro Estadual é feita, também, pelo Empresa Fácil.

Em pouco tempo, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE), Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e inscrições tributárias estadual e municipal.

Graças à integração dos sistemas e à ajuda do seu contador, você estará, neste ponto, com quase tudo o que precisa para tocar o seu negócio.

Passo 3 – Licenciamento

Você passou por tudo e, burocraticamente falando, sua empresa está, praticamente, com 98% do caminho andado.

Se o seu negócio é de baixo risco, você não precisará de nenhuma documentação específica, e o licenciamento será facilitado. Vale lembrar que é correto estar de acordo com o que foi declarado, pois você pode ser alvo de fiscalização.

Ou seja, não tente encurtar caminho – isso pode dar muita dor de cabeça!

Então, aqui, como você resolveu (já) todos os trâmites na Junta Comercial, você deverá regularizar as licenças necessárias para o desenvolvimento do seu negócio.

Isso também está integrado pela REDESIM

Você vai precisar de licenças da Prefeitura, dos Bombeiros, da Vigilância Sanitária e outros. Tudo depende do tipo de atividade que você vai desenvolver. Para cada uma delas, há exigências específicas.

No licenciamento, serão verificadas as questões sobre as exigências previstas em lei para segurança sanitária, controle ambiental, prevenção contra incêndios e demais exigências.

No site da Prefeitura de Curitiba, integrado ao Empresa Fácil, você encontrará várias informações sobre o regramento no município.

Para saber exatamente quais as exigências de seu negócio, tenha um contador auxiliando todo o processo de sua empresa, ok?!

Seja bem vindo ao mundo dos negócios!

Caso ainda tenha dúvidas sobre como em abrir empresa em Curitiba, entre em contato!

Se precisar de dicas e ajuda para tirar seu sonho do papel, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a te auxiliar.

Quer saber mais sobre como conseguir o alvará sanitário ao abrir empresa em Balneário Camboriú?

Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular

Abrir CNPJ de Forma rápida

Baixe seu E-book: Preparação para uma Gestão Espetacular: https://materiais.previsa.com.br/ebook-guia-do-sucesso-para-abertura-de-empresas

Imagem_book_guia_do_sucesso_na_abertura_de_empresas_placeit

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://redelegalizar.com.br/contato/

Solicite um orçamento

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/redelegalizar/
Instagram Previsa: https://www.instagram.com/redelegalizar/
Blog: https://redelegalizar.com.br/blog/

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações! (0)

Deixe uma resposta