Como abrir empresa de rastreamento veicular

Olá, empresário! Tem se assuado com a recorrência de crimes por aqui? Realmente, os números que envolvem a violência em território brasileiro costumam assustar um pouco, e aumentam as demandas por seguros, associações de proteção veicular e a necessidade de saber abrir empresa de rastreamento veicular.

Só o roubo de cargas, por exemplo, aumentou 49% nos últimos quatro anos. Com isso, cresceu também a procura por serviços de monitoramento — o que representa uma oportunidade de negócios para quem atua no setor, ou seja, VOCÊ.

Mas, afinal, você sabe como montar uma central de rastreamento de veículos?

É exatamente nesse ponto que vamos ajudar você, meu caro. Preparado? Então, continue lendo!

O que é uma central de rastreamento?

Como o próprio nome indica, o serviço de rastreamento veicular é feito em uma central, onde são monitorados os automóveis e caminhões que possuem aparelhos rastreadores.

A principal função desse monitoramento é não perder os veículos de vista, o que é possível por meio da identificação da localização, horários, paradas e outras variáveis. Assim, qualquer ação não prevista pelo sistema de rastreamento — como uma parada não programada, por exemplo — é motivo de alarme para a central.

Na ocorrência de qualquer suspeita, a central identifica o veículo, entra em contato com o cliente e toma decisões. Algumas delas são o bloqueio remoto das funções automotivas, a notificação das autoridades ou o envio de socorro. A ação definida pela central dependerá de cada situação e da confirmação ou não de sinistro, como roubo ou desvio da rota original por ação de criminosos.

Como montar sua própria central de rastreamento?

Com o aumento da demanda por serviços de segurança — seja este em função da retomada econômica e aumento da frota, seja pela elevação do potencial de riscos —, investir no segmento representa uma boa oportunidade de negócios. Então, para saber como criar um site de rastreamento veicular, tenha em mente algumas dicas:

  1. Analise qual é o mercado potencial

O mercado de rastreamento veicular atende, principalmente, dois grandes segmentos:

  • veículos pesados (caminhões);
  • veículos médios e leves (pequenos caminhões, utilitários, veículos de frotas e automóveis de passeio).

No primeiro caso, os grandes caminhões costumam cruzar todo o país, percorrendo estradas com baixa cobertura de sinal de telefonia celular. Para rastrear tais veículos, é necessário um serviço de monitoramento via satélite, que é mais caro.

Já quanto aos veículos médios e leves, com circulação em áreas mais específicas, o uso de celular para monitoramento é viável. Nesse caso, é possível direcionar o negócio para dois modelos específicos:

  • localização, rastreio e bloqueio de veículos, normalmente direcionado para atender pessoas físicas — sua principal função é bloquear e localizar veículos roubados ou furtados;
  • monitoramento de frotas de pequenas e médias empresas — aqui, o serviço de rastreamento deve contar com ferramentas como cerca eletrônica, roteiro percorrido, tempo de parada e velocidade média do veículo, entre outros. Todas as rotas dos veículos devem ser acompanhadas on-line, então, é importante ter um bom sistema de retaguarda.
  1. Invista em uma boa tecnologia

Algumas funções são imprescindíveis em um software para uma central de rastreamento de veículos. Afinal, o monitoramento deve acontecer em tempo real, com notificações em imagem, som e texto, em cada etapa do trajeto do veículo. Logo, o software precisa ser seguro e capaz de armazenar as informações em nuvem.

Além disso, ele precisa monitorar as atividades do veículo — como velocidade, percurso e paradas. Deve emitir também relatórios completos, estatísticas e informações a respeito de toda a logística do transporte.

Se os serviços forem o rastreio e o bloqueio de veículos, todas as operações são executadas pelo servidor de dados, que entra em operação por meio do comando do próprio usuário (por mensagem de texto, e-mail ou web). Nesse caso, a estrutura necessária é mais enxuta, e a principal preocupação é eliminar o risco de os servidores ficarem fora do ar.

É necessário ainda um rastreador (equipamento), que é instalado nos veículos, e a definição de como será feita a comunicação com a central.

  1. Ofereça planos personalizados

Além de definir o perfil dos seus clientes, é importante analisar qual é o potencial de risco de cada um deles para estabelecer o preço do serviço. O plano de rastreamento de uma empresa de transporte de valores não deve ser o mesmo de um táxi, por exemplo.

Nesse sentido, é possível desenvolver diferentes estratégias para perfis distintos, que aproveitem melhor as funcionalidades da plataforma. Outro fator que movimentará ainda mais o seu negócio é diversificar os produtos e agregar outros serviços, como seguros e manutenções emergenciais.

  1. Fique por dentro das exigências legais

Além de toda a documentação necessária para abertura da empresa e obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), para montar uma central de rastreamento veicular é muito importante atender a algumas determinações específicas.

Uma delas é prevista pela Resolução nº 245/2007 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que trata da instalação de equipamento antifurto nos veículos. Outro aspecto legal que precisa ser considerado é a responsabilidade civil da empresa de rastreamento. Tenha isso em mente e mantenha-se atualizado!

Enfim, como vimos aqui, o serviço de rastreamento veicular é essencial para a gestão e controle de frotas, além de garantir maior segurança aos motoristas — inclusive no caso de veículos de passeio. E, com as perspectivas de aumento da frota no país, esse é um mercado com grande potencial de crescimento.

Além do monitoramento propriamente dito, a tecnologia permite outras funcionalidades, como controle de jornada do condutor, tempo de motor ligado, consumo de combustível, identificação de motoristas, entre outros. E agora que já sabe como montar uma central de rastreamento de veículos você pode oferecer tudo isso aos seus clientes.

E a parte burocrática? Podemos fazer tudo por você! Que tal?

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