ABERTURA DE EMPRESA: Como abrir empresa em Santa Maria / RS

Você decidiu abrir empresa em Santa Maria /RS. E, com essa novidade, ele nos trouxe uma lista de perguntas sobre o processo de abertura de empresa.

Esse, então, será nosso foco de hoje: responder essas questões da melhor forma possível para que você, mais novo empresário do pedaço, possa passar por esse processo de forma assertiva e segura.

Vamos lá?

Eu preciso conhecer a região para abrir empresa em Santa Maria? 

Obviamente que sim, meu caro. Até mesmo para não ser pego de surpresa pela realidade econômica da região (caso não seja favorável).

A parte positiva, aqui, é que não há com que se preocupar – pensando em Santa Maria. Isso porque as bases econômicas do município são evidenciadas pelos empregos ofertados. Os dados disponíveis revelam alta importância do setor terciário, destacando-se o comércio, os serviços públicos, incluindo os da Universidade Federal de Santa Maria, e os militares.

Estas funções urbanas terciárias absorvem mais de 80% da população ativa da cidade, principalmente o setor ocupado em atividade comercial e educacional. Ainda no aspecto funcional da cidade, aparece em segundo lugar o setor primário (agropecuário) e em terceiro lugar, o setor secundário, que no geral são indústrias de pequeno e médio porte, voltadas principalmente para o beneficiamento de produtos agrícolas, metalurgia, mobiliários, calçados, laticínios etc.

A cidade destaca-se por ser a segunda cidade do Rio Grande do Sul em números de pessoas ricas, sendo a segunda cidade do estado com maior número de pessoas das classes A e B (28 do país). Conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas.

Em resumo: Santa Maria está preparada para te receber.

Qual tipo de empresa é o ideal?

Isso depende muito. Você precisará ter uma boa consultoria contábil para definir qual o tipo de empresa ideal para o seu novo empreendimento.

Na maioria dos casos, 99%, as pessoas optam por uma ME ou EPP optantes do Simples Nacional, ou um MEI, microempreendedor individual.

Um fato que não é possível escapar é que ao abrir uma pessoa jurídica e começar a faturar ela terá que pagar impostos. E para calcular a tributação da companhia há vários regimes tributários que sua empresa pode escolher anualmente. Para a correta escolha, como mencionamos, a ajuda do contador é essencial.

Vocês, juntos, escolherão entre os seguintes regimes tributários:

  • Lucro Real
  • Lucro Presumido
  • Simples Nacional
  • MEI

Quanto à organização societária da sua futura empresa, vocês deverão encolher entre:

  • Sociedade Limitada – LTDA;
  • Empresa Individual – EI;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI.

Preciso fazer a consulta de viabilidade?

Sim. Com a consulta de viabilidade, você checará se sua empresa pode funcionar em Santa Maria – levando em consideração as características de seu empreendimento e fazendo uma relação entre os CNAEs das atividades e o endereço escolhido.

Atualmente, a maioria das Juntas Comerciais e Prefeituras adotam uma nova sistemática de Registro e Legalização de Empresas, assim todo processo de abertura de empresas se dá através de um sistema único integrado com todos os órgãos envolvidos. Para mais detalhes, o ideal é consultar o site da junta comercial de RS.

Qual a documentação necessária?

Como regra, a documentação exigida é:

  • Capa do Processo: com o nome empresarial, atos e eventos para registro devidamente preenchida e assinada pelo administrador, sócio ou procurador ou do titular, representante legal, diretor. No caso de procurador, anexar procuração, com poderes específicos e, se por instrumento particular, com firma reconhecida.
  • Documentos de Identidade: de todos os sócios e sócios administradores, titular, representantes legais, diretores (cópias autenticadas em cartório).
  • Instrumento de inscrição: (Ato constitutivo, Contrato Social ou Requerimento de empresário), em única via, com as firmas de todos os sócios reconhecidas em cartório. Se a sociedade não for enquadrada na condição de microempresa ou negócio de pequeno porte, o contrato deve conter visto de advogado.
  • DARF / Taxa cobrada pela Junta Comercial: original, com código de barras, gerado pelo Sicalcweb (siteRFB), quitado, com autenticação mecânica do banco ou com o comprovante de pagamento, original, do valor pago correspondente ao ato.
  • DBE: (Documento básico de entrada do CNPJ) devidamente assinado, conforme instrumento apresentado.

Como é o processo de protocolar tudo? 

É bem simples! Com toda documentação em mãos o próximo passo será dar entrada na Junta Comercial. Caso a junta comercial encontre algum problema na documentação apresentada, o processo é colocado em exigência e será necessário fazer a correção.

Caso esteja tudo em ordem, a empresa será registrada, as inscrições no CNPJ (da Receita Federal), Inscrição Estadual (da Secretaria de Fazenda) e o NIRE (da junta comercial) e a Inscrição Municipal (da prefeitura) serão gerados. Importante destacar que com a nova sistemática adotada para abertura de empresas em várias juntas comerciais, a retirada de documentos aprovados se dá pelo próprio site. O documento vem assinado eletronicamente e sua autenticidade pode ser conferida pela internet por qualquer interessado.

Findada essa fase você já terá a empresa aberta, com as devidas inscrições. No entanto, a partir desse momento é que começam surgir as obrigações legais da empresa, principais e acessórias. Por isso agora é indispensável que seu negócio tenha um contador responsável para acompanhar e mantê-la regular.

Preciso mesmo de uma ajuda contábil?

Não é estritamente necessário, mas, é essencial. Confusa a resposta? Deixe-nos, então, explicar melhor!

É possível, sim, você mesmo fazer o processo de abertura de sua instituição, mas é altamente recomendado que você procure a ajuda de um profissional ou empresa especializada em processos de abertura, o mais indicado é procurar um escritório de contabilidade.

Há detalhes que somente que faz aberturas de empresas diariamente estão por dentro, detalhes que podem fazer você não perder seu tempo e dinheiro por falta de conhecimento.

Nossa dica é: entre em contato com a Rede Legalizar e peça que um especialista analise suas necessidades e te dê orientações sobre a melhor forma de abrir seu empreendimento. Estamos preparados para te receber.

Caso ainda tenha dúvidas sobre como em abrir empresa em Santa Maria / RS, entre em contato!

Se precisar de dicas e ajuda para tirar seu sonho do papel, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a te auxiliar.

Quer saber mais sobre como conseguir o alvará sanitário ao abrir empresa em

Caxias do Sul?

Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular

Abrir CNPJ de Forma rápida

Baixe seu E-book: Preparação para uma Gestão Espetacular: https://materiais.previsa.com.br/ebook-guia-do-sucesso-para-abertura-de-empresas

Imagem_book_guia_do_sucesso_na_abertura_de_empresas_placeit

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://redelegalizar.com.br/contato/

Solicite um orçamento

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/redelegalizar/
Instagram Previsa: https://www.instagram.com/redelegalizar/
Blog: https://redelegalizar.com.br/blog/

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações! (0)

Deixe uma resposta