Como escolher o tipo societário?

Você saberia definir qual forma jurídica, ou seja, qual tipo societário seria o mais adequado para que pretendo iniciar sua empresa?

Basicamente, temos 3 tipos societários mais comuns, de acordo com a Lei n°10.406, de 10 de janeiro de 2002.  Veja neste post, quais são eles e como definir o mais adequado ao seu negócio.

Quais são os tipos societários empresariais?

  • Tipo societário simples

Formado minimamente por 2 sócios, a sociedade simples pode ser constituída por pessoa física ou jurídica, estrangeira ou brasileira, residindo no Brasil ou não.

Este formato é indicado sobretudo, para empresas que visam se tornar prestadoras de serviços, como por exemplo, advogados, economistas, contadores, médicos, dentre outros.

  • Tipo societário limitado

A sociedade limitada é bem famosa devido a sigla Ltda. É muito utilizada em empresas que ainda estão em busca de estruturação do negócio. Neste modelo, a responsabilidade de cada sócio se limita às quotas do chamado capital social.

Neste formato, é permitido incluir na empresa, administradores que não façam parte do quadro societário da empresa, por exemplo.

  • Tipo societário anônimo

A companhia ou sociedade anônima é um tipo societário em que as ações do capital são divididas.

Trata-se de um modelo mais complexo de tipo societário, comumente empregado em grandes empresas e corporações.

Outros tipos societários

Temos ainda outros modelos de sociedade empresarial, como por exemplo

– Sociedade em Comandita por Ações

– Sociedade Cooperativa

– Sociedade em Comandita Simples

– Sociedade em Nome Coletivo

– Sociedade em Conta de Participação

Como escolher o melhor?

Para escolher o melhor modelo de sociedade para o negócio, é necessário se ater a alguns fatores, incluindo neste contexto a atividade social da empresa, por exemplo.

O ideal é que o empresário solicite ajuda especializada, para compreender as variáveis de cada negócio e o tipo de sociedade que melhor se adeque ao projeto da empresa e negócio.

Para te ajudar nesta decisão e realizar os procedimentos necessários para que a sociedade esteja de acordo com a legislação, você pode contar com todo suporte da Rede Legalizar e os serviços especializados que ela oferece.

Entre agora em contato com nossa equipe de atendimento e tenha as orientações necessárias.

O que você achou desse post?
  • Poderia ter mais informações! (0)
  • Útil (0)
  • Ótimo (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *